De Boleiras a Cake Designer
Por Brenno Aguiar | 01/10/2012 | SociedadeA alguns anos atrás, conhecia-se as pessoas que faziam bolos sob encomenda como "boleiras". Em todo bairro havia a boleira que todos sabiam o endereço e, que, em ocasiões especiais, tais como, aniversários, batizados, casamentos, bodas de prata ou ouro, primeira comunhão e etc., eram procuradas para que seus dotes, na confecção de belos bolos, fossem mostrados em determinada encomenda.
Naquela época, os bolos eram confeitados com glacê mármore e apesar de gostosos e bonitos, não tinham a sofisticação que têm hoje.
Recentemente, os profissionais que trabalham com a produção e confeitagem de bolos passou a ser conhecido com o nome de "cake designer". As técnicas também evoluíram bastante e os bolos tornaram-se verdadeiras obras de arte que, muitas vezes, deixam as pessoas com um sentimento de culpa por ter de cortá-los.
Existem vários caminhos que levam à formação de uma ou um cake designer. No mercado há vários cursos, com aulas práticas e, com o advento da internet, podemos encontrar até em vídeos, aulas sobre como fazer e confeitar um bolo.
É claro que, para quem deseja se tornar uma profissional no ramo, é indispensável um conhecimento maior de todas as técnicas que podem ser aplicadas para a fabricação de um belo bolo. Hoje em dia, existem bolos de todos os feitios; bolos tortos; bolos de cabeça para baixo; bolos nos mais diferentes formatos, tais como, animais, sanduíches, bolsas, caixas de presentes.
Pode-se, ainda, cursar uma faculdade de gastronomia, com especialização em confeitaria, que além de ensinar tudo sobre bolo, ensinará, também, tudo sobre como confeitar. Existem escolas mundialmente famosas como a Le Cordon Blue, na França, que abrirá, em breve, uma filial no Rio de Janeiro.
Para as pessoas interessadas em aprender a fazer bolos, deve-se ter em mente que a utilização de materiais de primeira qualidade, assim como asseio da boleira e limpeza dos materiais utilizados são itens da maior importância.
Toda cake designer deve, também, dedicar-se à arte de confecção de belos topo de bolo de casamento, bem como de topos de bolos infantis, já que, atualmente, são imprescindíveis em qualquer festa.
Principalmente, por serem feitos em biscuit, com temas alegres e divertidos, alguns noivos preferem que os bonequinhos sejam feitos com feições parecidas com as deles e em situações muitas vezes engraçadas, o que da à cerimônia um toque especial.