De boas intenções... estamos cheios

Por Renata Tomacheski | 22/08/2010 | Educação

A responsabilidae pela educação das crianças é dos pais. Certo. Mas o que não pode na hora de impor limites? Recentemente um projeto de lei que pretende criminalizar a chamada "palmadinha pedagogica" tem causado polemica e despertado variadas opiniões em diversos meios da sociedade.
A realidade é que já existem leis que protegem a integridade física das crianças, ou seja, agressão a indefesos já é crime. Sendo assim, qual é a função de mais uma lei neste sentido? Comsiderando que, quem agride hoje, já está desrespeitando a lei, a possibilidade de este agressor deixar de maltratar suas crianças devida a uma nova lei é, praticamente, zero. Desta maneira a citada lei viria a punir aqueles pais que utilizam-se da palmada na tentativa de melhor educar seus filhos, mas de forma consciente e controlada, sem jamais causar danos físicos ou psicológicos à criança.
A lei da palmadinha, tornar-se-á apenas mais uma, entre tantas leis inúteis, que servem para punir quem não merece ser punido, e que ao invés de ajudar, atrapalham a vida de cidadãos de bem, enquanto que os maus seguem suas vida normalmente.