DAR E RECEBER
Por Gastão Monte Braga | 18/11/2009 | CrônicasVocê já pensou que dar uma flor pode fazer a diferença? E não somente com respeito à flor, mas um gesto de carinho, um elogio, amor ao próximo, um tapinha nas costas, uma oração, desejar felicidades, uma palavra de conforto, podem fazer uma pessoa feliz. E não custa nada: são de graça.
O Universo é energia. Somos energia e interagimos com o Universo estabelecendo um sistema de trocas. O que lançamos de bom ou de ruim no Universo através de nossos pensamentos, palavras, nos é devolvido.
Daí a expressão: "dar para receber". Somos cercados de energia e, por conseqüência, esta energia não pode parar. Hoje o dinheiro é a razão de tudo. Precisamos de dinheiro para comprar as necessidades que nos mantém vivos. Por isto chama-se o dinheiro de "moeda corrente". Ele não pode parar. Ele tem que circular. Mas somente dinheiro não nos faz felizes. Houve estudos que comprovaram que entre empregados de uma empresa o item salário (dinheiro) não estava em primeiro lugar nas satisfações pessoais deles. Eles almejavam, antes de tudo, ter seu trabalho reconhecido pela Empresa, receber um elogio do chefe e um ambiente de cordialidade. O dinheiro vinha depois.
O agricultor não guarda as sementes para sempre. Ele as faz circular. Semeadas no solo, elas germinarão, crescerão e novas árvores se formarão e darão sementes. Ele as colhe e o circulo volta a se formar.
Existem tantas formas de dar: um elogio, uma flor, um reconhecimento, um sorriso, carinho, amor, atenção aos idosos. E quanto mais você dá, mais você recebe. E mais cresce a sua necessidade, a sua vontade de dar.
Mas "dar" tem que ser com vontade, com prazer. Você não pode se sentir arrependido, como algo que não tinha vontade de fazê-lo.
Se pensarmos que o ato foi contra nossa vontade, se sentirmos pesar em fazê-lo, então não foi realmente dado. Não houve energia.
Quando damos e recebemos a intenção é ver a felicidade: de quem dá e de quem recebe.
Você deve sentir-se feliz porque realizou o ato de dar e porque viu a felicidade de quem recebeu. Se quisermos felicidade devemos fazer os outros felizes. Se quisermos riquezas devemos ajudar os outros a serem ricos. É uma mão de ida e volta.
Faça circular a energia diariamente. Agradeça a Deus por tudo de bom que recebeu e tudo de bom que a vida lhe oferece.
Ao contrário, se desejarmos a infelicidade dos outros, se sentirmos inveja, estamos lançando no Universo uma energia ruim. Criamos uma aura infeliz ao redor de nós. E tudo que desejamos de ruim aos outros, volta para nós.
Devemos diariamente cultivar e alimentar a energia do Universo. Dê carinho, atenção, amor, elogio, uma flor, um sorriso, uma conversa amiga, etc... para com seus familiares, vizinhos, amigos e ao seu próximo.
Com isto manteremos a felicidade circulando e receberemos muito mais.
Gastão Braga (Gismonti)