Dançando Com Codoleezza
Por Sérgio Lisboa | 21/03/2008 | CrônicasA imagem dessa semana é aquela de Gilberto Gil (o Ministro) e Carlinhos Brown, cantando e dançando com a Secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice.
Todas as coisas podem ser vistas de muitos lados, apreciadas de muitos estados de espíritos, vistas em muitos tempos diferentes.
Mas este quadro, visto do lado mais chamativo, com o estado de espírito mais comum em nossas vidas e no tempo atual, só não é uma visão do inferno, pois sempre temos, lá no fundo, a esperança de que o inferno é um lugar bem mais agradável e maneiro.
Colocaram a mulher para dançar.
Colocaram a mulher para dançar, para descontar todos esses anos em que os Estados Unidos nos faz, não só dançar como rolar e deitar?
Se for isso (e juro que tenho a esperança que seja isso que os dois quiseram fazer), me perdoem e esqueçam tudo o que eu escrevi aqui.
Colocaram a mulher para dançar porque essa é a nossa cultura de figurantes de filmes "B" americanos, ou porque, o nosso carisma é capaz de fazer se render até mesmo uma das mais poderosas personagens mundiais?
Se ela, após a visita ao nosso país, e após essa apresentação de nossa irreverência, render-se aos nossos atributos nativos e de um poder mágico que é capaz de seduzir até o mais diabólico líder mundial, por favor, Gilberto e Carlinhos, a rodada é por minha conta.
Não quero cair naquele lugar-comum de que os Estados Unidos são imperialistas e a maldade em forma de pátria, deixo isso para os estudantes das universidades gratuitas, que defenderam a esquerda mais do que a esquerda se defenderia e ficaram de fora da festa que ela proporcionou, dando um calote no salão e no "buffet", não convidando os amigos que deram a cara para bater no pior momento.
Gilberto Gil, aquele revolucionário da Tropicália, virou uma caricatura de artista da política ou um político que só sabe fazer "arte"?
Carlinhos Brown e Gilberto Gil são dois artistas maravilhosos que podem estar apenas fazendo mais um show, mas talvez não tenham se dado conta que estão fazendo propaganda em favor da prostituição de um país infantil.
Não consigo dizer outra coisa do que um nefasto trocadilho : minhas condolêenzzias para tudo isso.
Sérgio Lisboa.