DADOS DE PRODUTIVIDADE DE BANANEIRA "GRANDE NAINE" SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO
Por Jadson Miranda Oliveira | 26/10/2010 | AdmJadson Miranda Oliveira
INTRODUÇÃO
A bananeira é uma das culturas mais exploradas nos países de clima tropical. Nos últimos tempos a área plantada vem crescendo, principalmente na região nordeste do Brasil. Segundo o IBGE (2010) a área plantada encontra-se em 562.102 ha e safra prevista para 2010 de 7.473.722 kg da fruta e rendimento médio de 14.053 Kg/ha considerado baixo em relação às produtividades alcançadas em cultivos irrigados: 47,6 t.ha-1 (COELHO et. al. 2006). Essa baixa produtividade ocorre devido a fatores ligados ao manejo da cultura, mas, principalmente porque grande parte da banana é produzida em condições de sequeiro e a cultura, sensível ao déficit, depende fundamentalmente da adequada disponibilidade de água no solo para obtenção de colheitas rentáveis.
Diante do baixo rendimento constatado nas regiões produtoras de banana fica evidente a necessidade da prática da irrigação em zonas subúmidas, onde os riscos são elevados para o cultivo em sequeiro e zonas semiáridas, onde a irrigação é imprescindível para o crescimento da planta. Para o uso sustentável do recurso água é necessário que as lâminas sejam calculadas e o manejo da irrigação seja adotado corretamente, permitindo a maior eficiência de uso de água e produtividades maximizadas.
Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes lâminas de irrigação sob as variáveis de produtividade no 1º ciclo produtivo da banana Grande Naine.