Da fraqueza tiraram força

Por Jezias Ferreira da Silva | 27/06/2011 | Bíblia

Extraímos dos exemplos bíblicos lições que nos impulsionam a ir adiante e desconsiderar as fraquezas e empecilhos que tanto querem nos parar.Estamos sujeitos às fraquezas, é natural em determinados momentos de nossas vidas sentir que não há mais forças para lutar, é justamente nesses momentos que Deus nos dá um animo novo, nos fazendo olhar as dificuldades com os olhos d?Ele, é possível encontrar o fio de esperança, as "migalhas da fé" para fazer proezas em nome de Jesus, pois ele diz: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, que é a menor de todas as hortaliças, dirás ao monte.É possível tirar força da fraqueza, é possível romper mesmo que as circunstâncias digam não.

No livro de I Samuel no capítulo vinte e dois vemos Davi se esconder em uma caverna chamada Adulão, que significa lugar de refúgio, para onde pessoas perseguidas refugiavam.Davi estava na ascensão ao reino e foi necessário experimentar situações desconfortáveis, precisou enfrentar o perigo da morte para se estabelecer como rei.Às vezes são colocados desafios diante de nós que passamos até a desconsiderá-los, mas toda e qualquer situação sendo ela boa ou má vai valer a pena no final, nem que seja para acrescentar experiência, não se pode desanimar se o momento é de caverna é necessário acreditar que se pode tirar força da fraqueza.

O então rei Saul queria matar Davi e se empenhou muito para isso, e foi necessário Davi para poupar a sua vida fugir e procurar abrigo até mesmo entre os Filisteus, que eram inimigos de Israel.Em um momento importante de sua história Davi foi para Gate, Ele ainda não era rei, ele tinha a fama mas não tinha o trono, e quando chega a Gate apenas com a fama, logo é reconhecido pelos criados do Rei Aquis e diziam dele: não é este o rei da terra, não se cantava deste nas danças dizendo: Saul feriu os seus milhares e Davi seus dez milhares?

Ao ouvir isso Davi temeu muito, pois tinha a fama, mas não tinha o aparato de um Rei, Davi estava só. Diante de uma possível investida do rei Aquis contra ele, Davi usou de uma estratégia para preservação de sua vida. O texto Bíblico diz que Davi se contrafez diante deles se fazendo de louco, e se engravatava nas portas do portal e deixava correr saliva pela barba pelo que o rei disse: falta-me a mim doidos para que me trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim?

Veja, a vida de Davi estava por um fio e nessas horas qualquer tentativa de se manter vivo é válida. Então Davi sai daquele lugar e se refugia na caverna de Adulão e seus familiares sabendo disso vão também para a caverna, talvez temendo por suas vidas. Mas, agora Davi não estava só, se ajuntou a ele todo o que se achava em aperto, e todo homem endividado, e todo homem de espírito desgostoso, eram uns quatrocentos homens e Davi se fez chefe deles.

Não eram guerreiros, nem pessoas da alta sociedade, na verdade se juntou a Davi a ralé, e os problemáticos da época. É importante dizer: não podemos desprezar os humildes começos. Grandes portas se abrem com a abertura de portas pequenas, grandes oportunidades surgem com pequenas chances.

Davi não os despreza, mas se faz líder deles. Vamos observar que Davi se fez de doido diante de Aquis rei de Gate, mas vamos ver nos relatos de 1 Samuel capítulo vinte e sete, que depois de passar por dificuldades por conta da perseguição de Saul, retorna a Gate, mas agora ele não está sozinho, ele está com uns seiscentos homens.Não sabemos o que Davi fez com os problemáticos de Israel, mas conseguiu levantar a auto estima deles e esse benefício se voltou para Davi, que como observamos ele não precisou se fingir de doido dessa vez, mas retornou com a cabeça erguida, e a situação foi diferente.Na primeira vez ele teve que agir como um doido, mas na segunda vez encontra abrigo residindo com sua família e com seus homens em Ziclaque por mais de um anos e ali derrotava os seus inimigos tendo ainda a confiança do Rei Aquis.

Obviamente que tratamos em resumo desta história de sucesso, mas extraímos grandes verdades. Às vezes saímos de certas situações envergonhados, com o sentimento de derrota, somos muitas vezes desprezados, mas estamos no caminho da conquista.Se você amigo leitor, experimentou desprezos, preconceitos, foi ridicularizado por algum defeito ou a vida lhe pareceu injusta, saiba de uma coisa, aprenda a superar os momentos de baixa, você pode fazer de uma caverna o seu quartel general, mas não por muito tempo, somente o tempo de arregimentar soldados para lutar com você.

Não despreze as oportunidades, você pode mudar o quadro de aparente derrota, você tem o potencial de levantar o moral das pessoas que te cercam e fazer de um endividado um homem de negócio, de levar alegria aos angustiados, de proporcionar dias melhores para aqueles que na andam em aperto. Pode ter certeza que o bem que você fizer a esses rejeitados, retornará com benefícios ao teu favor. Eles se tornarão valentes e vão guerrear as suas guerras. Das pedras que te jogam podes construir um castelo, dos fracos que se unem a você podes fazer deles valentes guerreiros. Utilize o que está ao seu dispor e Deus te abençoará. Davi precisou apenas de uma pedra, das cincos que estavam no ribeiro, foi o suficiente para derrubar o gigante, apesar de ter sido desprezado por ele.

Da fraqueza você pode tirar forças, das situações pequenas podem ser retirados grandes tesouros, você poderá sair dos pequenos esconderijos para habitar em palácios. Deus usa dos fracos para confundir os fortes e dos que não são para confundir os que são. Deus é especialista em tirar aqueles que estão no anonimato e colocá-los na galeria dos heróis da fé.

Deus em Cristo vos abençoe.

Pastor Jezias Ferreira