Custo de um produto

Por Denise Yukie Kato | 13/03/2013 | Adm

Faculdade Método de São Paulo-FAMESP

Gestão de eventos-MBA

Denise Yukie Kato

Professor orientador:Lawton Benatti

 Título:Orçamento para evento

O orçamento de um evento ė usado para comparar os custos reais com os custos projetados ;sua função ė se tornar o controle-mestre de evento.Com um orçamento bem balanceado,os responsáveis por todas as áreas terão consciência do seu limite de gastos e poderão se concentrar no trabalho conjunto.
No planejamento do evento,os resultados do estudo da viabilidade visam determinar se e quando o evento de acontecer.Após uma análise criteriosa dos recursos disponíveis,ou seja,dos elementos estudados o estágio anterior,ė que se decide pela realização ou não do evento.Em seguida,elabora-se um cronograma geral , contemplando os prazos para sua implementação.
Receitas:
Há diversas maneiras de obter recursos financeiros para viabilizar um evento( variando,principalmente,de acordo com sua tipologia).Veja alguns elementos envolvidos na captação de verbas:
Caixa inicial ou saldo anterior,referindo-se a saldos remanescentes de edições anteriores.
Verbas provenientes do planejamento anual do setor de relações públicas e de marketing.
Inscrições,com a devida definição dos critérios para a adesão ou admissão do participante.
Comercialização do evento(material do participante,estandes,baners,uniformesetc.),sendo preciso usar a criatividade para incrementar a receita.
Doações,as quais devem ser contabilizadas,pois às vezes são a única forma de obtenção de renda de um evento.
Auxílio governamental,quepode ser municipal,estadual ou federal,ou se originar de incentivos fiscais ou,ainda caracteriza-se pela cessão de infraestrutura.
Merchandising,o qual ,se bem administrado,pode ser uma excelente fonte de renda.
Anúncios ,que podem ser inseridos,assim como marcas de produtos ou empresas,no evento.
Cotas de patrocínio,apoio e permuta,as quais exigem profissionalismo;o estabelecimento de cotas de patrocínio, apoio ou permuta constitui o grande diferencial em termos do equilíbrio econômico do evento.
Despesas:
Entre as despesas mais frequentes de um evento estão aquelas provenientes de :
Estratégias de comunicação e marketing:despesas que se referem à forma de divulgação do evento;por quais meios de comunicação;que tipo de material promocional deve ser elaborado , qual assessoria deve ser contratada.Essas e outras questões têm de ser respondidas na definição de estratégias.
Recursos materiais:todos os produtos que garantem a operacionalização do evento.
Recursos humanos:deve-se relacionar todos os profissionais necessários para desenvolver as atividades previstas,bem como a infraestrutura específica necessária para que estes possam desenvolver suas funções.
Contratação de serviços e fornecedores oficiais.
Eventos paralelos(sociais,culturais e turísticos );também devem ser computadas as despesas com eventos paralelos,mesmo que não haja cobrança de seus participantes.
Tributos,impostos e taxas.

 Referências:Livro :Eventos estratégias de planejamento e execução.Editorial:SummusAutores:Waldyr Gutierrez Fortes e Mariângela Benine Ramos Silva