Curva ABC

Por Diego Oliveira Santos | 06/12/2010 | Adm

A curva ABC, criada na Itália, no século XIX, representa um instrumento que permite ao administrador identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua devida administração após uma classificação de importâncias dos itens. Sua aplicação tem sido utilizada para a política de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais dentro da empresa. Tal curva ainda simbologicamente em sua criação explicitava que 20% da população detinha 80% das riquezas.
O termo "curva" é substituído pelo termo "análise" e seus conceitos representam uma verificação em um dado espaço de tempo (considera-se normal um período de 6 a 12 meses) do consumo, em valor monetário ou quantidade, dos itens de estoque para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância.
A classificação dos itens são representados pelas letras A, B e C onde:
- "A" representa os itens mais importantes, sendo estes os que devem ser tratados com certa atenção especial pelos administradores, pois sua falta interrompe a produção;
- "B" representa os itens intermediários e sua falta não impacta na produção no curto prazo;
- "C" são considerados os itens de baixa relevância e por isso justificam pouca atenção dos administradores.
Pode-se observar que o termo produção poderia ser substituído, no caso de empresas que vendem o produto acabado, como "vendas importantes" e assim afetando não somente o lado financeiro e sim a imagem da loja que busca sempre atender a todos, se esta for uma de suas estratégias.
Sobre as classificações dos itens, ainda há, embora não exista uma forma totalmente aceita de dizer, um valor percentual para cada grupo. Os itens do grupo "A" representam variação entre 35 a 70% do valor movimentado, os do grupo "B" de 10 a 45% enquanto os itens do grupo "C" são os restantes.
A grande contribuição desta ferramenta, também conhecida como 80-20, é a classificação estatística de materiais (seja produtos ou serviços), fundamentada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor representativo no total.
Para uma correta montagem da curva deve-se analisar os itens (produtos ou serviços, inclusive) em um determinado periodo de tempo analisando sua representavidivade de venda comparada ao total. Há ainda autores que sugestionam a representatividade em função da lucratividade, em fim, a curva ABC trata-se de uma ferramenta gerencial ao administrador.