Cursos online, educação a distância, crowdlearning: a tecnologia em função da educação

Por Débora Soares | 13/11/2012 | Tecnologia

Com a sempre crescente evolução da ciência e a criação e desenvolvimento de novas tecnologias, o campo da educação não poderia ficar de fora. Sites que oferecem curso online oferecem novas possibilidades de aprendizado e são acessíveis a qualquer pessoa conectada à rede.

A educação a distância tem diversas vantagens, mas não funciona como uma substituta completa da educação presencial. Encontros periódicos em alguns cursos são realizados entre alunos e professores para o enriquecimento do aprendizado.

Um termo advindo desse avanço tecnológico que está sendo cada vez mais utilizado é o crowdlearning, que tem como foco o conhecimento e o aprendizado coletivo. O crowdlearning nada mais é que a reunião de pessoas que dominam um determinado assunto com outras que querem aprender ou aprimorar. A troca de informações é gratuita é pode ser feita através de encontros presenciais ou virtuais, funcionando, em algumas vezes, como um curso online.

Curso online com certificado

Sempre que há uma novidade existem mitos que a cercam. Um deles é o de que um curso online é inferior ao presencial e que sua formação não é consistente. A verdade é que os cursos online são tão consistentes quanto os presenciais. O ponto chave de um bom desempenho em ambos é o comprometimento do aluno.

As pessoas que são familiarizadas com o ambiente virtual enxergam a possibilidade de realizar um curso online como um passatempo. Ao mesmo tempo em que estudam elas interagem em fóruns e redes sociais onde compartilham o conhecimento e agregam novas informações, caracterizando também o crowdlearning.

Hoje em dia uma das principais formas de se estudar a distância é através de um curso em vídeo aula e através de conteúdos programados com grande apelo visual. Com novos artefatos tecnológicos sendo desenvolvidos com grande frequência, a tendência é de que estes cursos ofereçam cada vez mais novas maneiras de interagir com os alunos.