Curso de espanhol ou castelhano?

Por Park Idiomas Franchising | 10/04/2012 | Cursos

Qual o correto? Uns dizem curso de espanhol, outros afirmam que a língua é o castelhano. A polêmica que envolve o nome do idioma não para por aí. O espanhol, como é mais conhecido, é o quarto idioma mais falado no mundo e a quarta língua nativa mais falada no mundo. Ou seja, no mundo inteiro são cerca de 400 milhões pessoas que tem o espanhol como idioma. Desses, para mais de 300 milhões o espanhol é a língua nativa.

O idioma surgiu na Península Ibérica, a partir do Latim, na Idade Média. Os reis dessa época viviam no reino medieval de Castilla, por isso, o primeiro nome foi dado em referência a esse lugar. Dessa forma o idioma foi estabelecido como Castelhano. Tempos mais tarde, a Espanha foi constituída e firmada como nação, e, como de costume na época, o idioma era uma derivação do nome do país. A partir de então, começou a se chamar espanhol. Língua espanhola.

Ou seja, tanto faz fazer curso de espanhol ou castelhano, ambos são o mesmo idioma, inclusive, nos dicionários eles são tratados como sinônimos. Mas não é para todos que na prática isso funciona. O estado Espanhol considera o castelhano o idioma do país, para diferenciar dos outros idiomas espanhóis existentes, como o basco, galego e catalão, que também são línguas espanholas. Já na América Latina, por muito tempo se acreditou que usar o nome espanhol era se subordinar à Espanha, por isso aderiram ao castelhano.

E a polêmica continua …

As escolas de línguas do mundo adotaram o termo espanhol, mas reconhecem que tanto espanhol como castelhano se tratam do mesmo idioma. A opção pelo Espanhol, segundo algumas academias de língua, é pelo castelhano fazer referência há uma época distante e ter passado por várias transformações. As academias, inclusive, consideram o castelhano apenas um dialeto que foi a base para a construção do espanhol.

Já os países que têm o idioma como nativo, não entraram em um consenso. Alguns usam o Castelhano, como Bolívia, Colômbia e El Salvador, já outros usam o Espanhol, por exemplo, Cuba, Guatemala e Panamá. Claro que em cada país o idioma ganha características próprias, gírias e pronúncias diferentes. Mas o idioma é o mesmo. Procure um curso de espanhol e aproveite para embarcar na história da língua.