CURRÍCULO, CULTURA E CONHECIMENTO ESCOLAR

Por Sebastiana Aparecida Braga Alves | 24/10/2017 | Educação

Dr. Sebastiana Ap. Braga Alves

RESUMO

Falar de currículo se tornou necessário na atualidade em que se encontra a educação. O currículo é importante já que é considerado um elemento dentro do contexto escolar. É tido como um documento que orienta o trabalho do professor, e nesse sentido deve ser elaborado pelo coletivo da escola. Deve o mesmo estar em acordo com a realidade vivida pela comunidade em torno da escola assim como dos alunos que frequentam a escola, de maneira que contemple a diversidade de conteúdos assim como com a diversidade. Outro fato a ser observado é que o currículo precisa estar em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, Diretrizes Curriculares Nacionais e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Todos estes documentos mencionados trazem sugestões de conteúdos assim como definem alguns objetivos e metas a erem alcançadas tanto a nível escolar como nacional.

Palavras - Chaves: currículo; cultura; conhecimento escolar

CURRÍCULO, CULTURA E CONHECIMENTO ESCOLAR: A INTERDISPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO SOCIAL 

Todas as discussões a cerca do currículo deve visar a interdisciplinaridade e incluir ações que visem o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos tornando pratico a relação entre a teoria e a pratica de maneira eficiente a fim de proporcionar a melhoria do ensino oferecido.

Nesta ultima década muito se tem discutido refletido sobre currículo. A secretaria de Educação do município de Rondonópolis tem proposto momentos para que esta reflexão acontecesse nestes últimos anos. Um dos nomes que esteve marcando presença proporcionando momentos amplos de discussões e reflexão foi a Doutora Jorcelina Elizabeth Fernandes. Dessa forma procurou padronizar um currículo único para a rede municipal. No entanto como é sabido, o currículo é flexível, para que seja feita as adaptações necessárias segundo a realidade de cada região e ou unidade escolar.

Com as mudanças educacionais que tem ocorrido nestes últimos anos é que se viu a necessidade de repensar o currículo por hora posto. A grande circulação dos alunos nas escolas municipais também foi outro motivo que se pensou em uma padronização e conteúdos. No entanto, vale ressaltar que o currículo também diz respeito á questão de poder eminente na relação professor/aluno; gestor/professor da mesma maneira com cada segmento da escola na qual envolve ainda a questão racial, social, e étnicas de gênero.

Artigo completo: