Resumo do Texto: Currículo, Conhecimento e Cultura
Por ENIO LEMOS | 07/03/2017 | ResumosResumo do Texto :
Currículo, Conhecimento e Cultura
De acordo com os autores acima citados, currículo é a parte central da escola, ele é o ponto de crescimento, conjunto de informações relativos à melhoria do rendimento da aprendizagem escolar. O mesmo deve ser organizado de forma que possa orientar as atividades educativas, em suas formas de executá-las e suas finalidades. Pode se afirma que é por intermédio do currículo que as coisas acontecem n a escola.
O currículo tem como objetivo principal, concretizar as intenções e ações planejadas pelos estabelecimentos de ensino e sistemas educacionais. De acordo com (Silva, 1999a) "Discussões sobre conhecimento, verdade, poder e identidade marcam, invariavelmente, as discussões sobre questões curriculares". Vale ressaltar que a tarefa de elaborar o currículo, planejar, discutir, por em praticar, e corrigir as falhas.
A concepção de currículo inclui vários fatores que possibilitem e que venham contribuir de forma positiva para o Ensino Aprendizagem, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96, define que os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.
A LDB recomenda a flexibilização nos currículos, na medida em que se admite a incorporação de disciplinas que podem ser escolhidas levando em conta o contexto local. No ensino nas zonas rurais, ribeirinhas por exemplo, é admitida a possibilidade de um currículo apropriado às reais necessidades e interesses dos alunos.
Na verdade o objetivo principal deste texto e oferecer aos professores, educadores e todos que integram a família escolar, elementos que possam ser utilizados como reflexão e discussões de questões que venham ser significativas para a criação e o desenvolvimento de um currículo escolar. Somente agindo assim poderemos contribuir para uma educação de qualidade, em que de fato o saber escolar tenha significado relevante na vida de nossos alunos.
Referencias bibliográficas: Antonio Flavio Barbosa Moreira
Vera Maria Candau
Aluno: Enio Lemos
Professora: Djalmira
Disciplina: Concepções de Currículo na Educação Profissional