CURRÍCULO COMO UM ESPAÇO DE ANCORAGEM SOCIAL DOS CONTEÚDOS.

Por MANOEL GONZAGA DE OLIVEIRA NETO | 15/03/2017 | Educação

RESUMO

CURRÍCULO COMO UM ESPAÇO DE ANCORAGEM SOCIAL DOS CONTEÚDOS.

 

Autores: Moreira, Antônio Flávio Barbosa, Vera Maria Candau , 2007. 

Segundo Moreira & Candau (2007), a denominação ancoragem social dos conteúdos refere-se ao elemento do currículo, aprendizagem em sala de aula, em que o estudante pretende ter uma maior compreensão de como e em que contexto social um dado conhecimento surge e se difunde.

Nesse contexto, o social deve estar sempre junto com os currículos conteudistas para que o estudante possa ter um conhecimento mais dinâmico. Os autores propõem que, no currículo, tenha uma construção social, pois as raízes históricos e culturais estão ficando cada vez mais distantes, ou seja, marginalizados e, eliminando o pouco da construção histórica dos saberes que ainda existem. Através de exemplos, os autores mostram que é capaz sim, de acabar com a neutralidade cultural da ciência e estimular o desenvolvimento científico.

A relação de conteúdos curriculares às experiências culturais dos estudantes com o mundo concreto torna-se essencial, quando o pesquisador canadense Willinsky passar a ser desafiado por um aluno do ensino médio para dar uma unidade de Literatura, onde nesse momento ele muda a antologia tradicionalmente empregada, cujo os textos literários dos alunos passam a ter uma nova visão sobre a cor, raça, religião, sentimentos, paixão, etc. de um povoado no Canadá, mostrando dessa forma a garantia da continuidade de diferenças e desigualdades no mundo contemporâneo, também explicando como o mundo continua totalmente dividido.

Para que haja uma divisão da realidade humana em diversas culturas existentes, o currículo tem que estar focado na construção dessas categorias buscando assim nas escolas e salas de aulas um espaço para as diversidades. Com essas conclusões de Willinsky, podemos fazer um planejamento coletivo nas escolas, em diversas disciplinas, onde várias categorias sócio-culturais podem ser trabalhadas e discutidas conforme a sua identidade.

 

Palavras-chave: conhecimentos; culturais; ciência; estudantes.

 

Referências: MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

MOREIRA, A. F. B. e Candau, V. M. (Orgs.). Indagações sobre Currículos: Currículo, Conhecimento e Cultura . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Pós-graduação lato sensu/ Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Discente: Manoel Gonzaga de Oliveira Neto

Docente: Drª Djalmira de Sá Almeida