Curiosidades Bíblicas (1)
Por Paulo de Aragão Lins | 14/12/2008 | BíbliaInconformado
Confunde-se muito o número de esposas e concubinas de Salomão. A Bíblia diz que, além da filha de Faraó, "amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias.
Ele, na realidade, tinha 700 ESPOSAS, todas elas PRINCESAS e mais 300 CONCUBINAS. Ao todo, 1.000 mulheres.
Mesmo assim, ele chegou a dizer: "Entre mil homens achei um como esperava, mas entre tantas mulheres não achei NEM SEQUER UMA." (I Reis 11:1-3. Eclesiastes 7:28).
Glorioso Enigma
Quando Jesus mandou Lázaro sair do sepulcro onde estivera sepultado, a Bíblia diz que ele estava com "os pés e as mãos ligadas com ataduras, e o rosto envolto num lenço." (João 11:49).
De que maneira ele saiu do sepulcro? Simplesmente atraído pelo poder de Jesus? Flutuando no ar? O fato é que, para caminhar normalmente, foi necessário que Jesus dissesse para os discípulos:
- Desatai-o e deixai-o ir. (João 11:44).
A Tia de Jesus
A tia do nosso Senhor Jesus Cristo foi um dos corações atingidos por sua graça. Ela era irmã de Maria, Sua mãe, e o nome dela também era Maria. Seu esposo chamava-se Cleófas.
No dia da crucificação do seu divino sobrinho, ela estava firme ao pé da cruz, ao lado de sua irmã e de Maria Madalena. Um único versículo em todo o Novo Testamento refere-se a ela em seu parentesco com Jesus. Este é João 19:25, que assim se lê:
"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria de Cleófas, e Maria Madalena". Ao que tudo indica, este mesmo Cleófas referido aqui foi um dos discípulos que andaram com Jesus, no caminho de Emaús, depois de Sua ressurreição, sem o reconhecerem. (Lucas 24:18).
Feras Ameaçaram os Povos Antigos
Os animais selvagens, desde após o dilúvio, foram um problema para a população existente. EmÊxodo 23:29, lemos:
"Num só ano os não lançarei fora diante de ti, para que a terra se não torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti."
Se constituíam tão grande ameaça não é de se admirar que o primeiro grande líder de homens - Nimrode - fosse um poderoso caçador. (Gênesis 10:9).
Mais tarde quando o problema já estava praticamente resolvido, com a promessa da proteção de Deus (Levítico 26:6), Ele afirma que se o povo for rebelde, enviará contra ele "as feras do campo" (Levítico 26:22).
Na abertura do quarto selo apocalíptico, existe a promessa de nova perseguição aos homens pelas feras da terra. Veja o que diz Apocalipse 6:8: "....e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e COM AS FERAS DA TERRA."
Faraó Rejeitou Oração de Livramento
Quando Deus estava enviando as pragas sobre o Faraó e sua terra, o rei do Egito estava com o coração tão endurecido que quase não raciocinava mais. Na segunda praga - a das rãs - foi-lhe dada uma oportunidade de ver-se livre de tais incômodos bichos, mas ele preferiu um adiamento. Eis o impressionante acontecimento:
"Chamou Faraó a Moisés e a Arão, e lhes disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e de meu povo, então deixarei ir o povo, para que ofereça sacrifícios ao Senhor. Falou Moisés: Digna-te dizer-me QUANDO é que hei de rogar por ti, pelos teus oficiais e pelo teu povo, para que as rãs sejam retiradas de ti e das tuas casas, e fiquem somente no rio. Ele respondeu: AMANHÃ." (Êxodo 8:8-10).
O que esperava Faraó? Não foi ele mesmo que pediu as orações para ver-se livre das rãs? O que desejava ele, permanecendo mais tempo, mais um dia e uma noite com aquele tremendo embaraço em seu palácio e nas casas dos seus nobres?
País InteiroMassacrado Numa Guerra
Numa guerra cruenta dos exércitos de Davi contra os idumeus (ou edomitas), um jovem chamado Hadade conseguiu fugir, ao lado de alguns poucos homens, servos de seu pai, conseguindo chegar ao Egito.
O assombroso dessa guerra é que Joabe, o general comandante de Davi, ficou SEIS MESES, com todo o Israel, dentro da terra de Edom, realizando uma tão tremenda matança que, com exceção daqueles que fugiram, todos os homens de Edom foram mortos!
No Egito, Hadade foi bem recebido, caindo nas boas graças do próprio Faraó, o qual lhe deu uma casa e a própria irmã da rainha Tafnes, como esposa. Hadade tornou-se, assim, concunhado de Faraó.
Ao saber que havia morrido Davi e o perigoso e sanguinário general Joabe, Hadade pediu ao Faraó para voltar à sua terra, com o desejo, é claro, de vingar-se da terrível matança do seu povo.
Faraó ficou zangado com ele, perguntando-lhe se ali no Egito faltava-lhe alguma coisa, ao que respondeu Hadade que nada lhe faltava mas, mesmo assim, desejava ir. Faraó teve que concordar.
Por esse tempo, outro que havia fugido jovem do morticínio, fizera-se capitão de um bando, e fugira para Damasco, conseguindo tomar o poder sírio, tornando-se o rei de toda a Síria. Seu nome era Rezom.
Rezom e Hadade, pois, tornaram-se terríveis adversários do novo rei, Salomão, durante todos os dias do seu reinado.
O filho primogênito de Hadade, Genubate, foi criado por sua cunhada, a rainha Tafnes, dentro do próprio palácio de Faraó. (I Reis 11:14-25).
Benjamitas Campeões de Pontaria
Na tribo de Benjamim havia 700 homens, os quais eram canhotos e atiravam com fundas. A Bíblia diz que eles atiravam com a funda uma pedra em um cabelo e não erravam! (Juizes 20:16).
O Maior Reino
O maior reino terreno descrito na Bíblia é o do rei medo Assuero, que reinava desde a Índia até a Etiópia (Et 1:1), sobre 127 províncias.
Milagre Maior
A travessia do Jordão não foi algo bem mais simples e menos perigoso do que a do Mar Vermelho. Apesar do Jordão ser um riozinho não muito caudaloso, por ocasião da cheia era um rio perigosíssimo.
Foi exatamente durante esse período de enchente que Deus trouxe o seu povo para atravessá-lo. Isto torna o milagre ainda mais sério. (Josué 3:15).
Uma testemunha de que a enchente do Jordão não era brincadeira, foi o profeta Jeremias, pois em seu livro, Deus lhe faz a seguinte pergunta:
"Se tão somente numa terra de paz estás confiado, que farás na enchente do Jordão?" (Jeremias 12:5b - Edição Revista e Corrigida).
Tempos Difíceis
"E havia um mancebo de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali." (Juizes 17:7).
Este versículo demonstra o grau de desorganização e apostasia no meio do povo de Israel no tempo dos juizes. Este jovem era da tribo de JUDÁ e ao mesmo tempo declarava-se LEVITA! Isto era impossível.
Só podia ser levita quem pertencesse à tribo de Levi! Isto era simplesmente um meio que alguns achavam de ganhar dinheiro às custas do trabalho sacerdotal, chegando ao ponto de ministrarem até para os ídolos. (Juizes 18:1-20).
Reminiscências de Babel
Apesar de Deus ter confundido as línguas em Babel e ter feito o povo parar a construção da cidade, ainda assim permaneceu gente morando lá.
Aproximadamente 1.526 anos depois daquele tremendo acontecimento, o rei da Assíria tomou a Samaria e, para povoá-la, dentre cinco povos trouxe também aqueles que habitavam em Babel. Eis o relato:
"E o rei da Assíria trouxe gente DE BABEL, e de Outã, e de Ava, e de Hamanata, e Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria." (II Reis 17:24).
Outra Arca
Moisés fez uma arca de madeira, para dentro guardar as duas tábuas de pedra, onde Deus escrevera os dez mandamentos. Foi Deus mesmo quem mandou-o fazer esta arca, um tipo de estojo. (Deuteronômio 10:1).
Esta arca foi feita no monte (Deuteronômio 10:5). Não se trata da mesma arca feita por Bezaleel, (Êxodo 37:1), a arca do concerto do Senhor.
Dentro da arca do concerto havia somente as duas tábuas de pedra com a lei (I Reis 8:9), provavelmente a arca menor com as tábuas dentro da arca maior.
Enquanto as tábuas da lei ficavam dentro da arca, o livro da lei ficava AO LADO da arca. (Deuteronômio 31:26). São duas coisas completamente diferentes.
Deus mandara tomar um vaso de um ômer de maná e colocá-lo diante do testemunho (Êxodo 16:33,34).
No Novo Testamento descobrimos que finalmente a arca passou a comportar três coisas importantes: as tábuas da lei, a vara de Arão que floresceu e o maná (Hebreus 9:4).
As Duas Babilônias
A semelhançaentre a antiga Babilônia, descrita pelo profeta Jeremias, e a moderna Babilônia, descrita no livro de Apocalipse, é muito grande. Vejamos alguns versículos comparados, citando-se primeiro Jeremias e depois Apocalipse:
"No momento caiu Babilônia, e ficou arruinada: Gemei sobre ela...." (Jeremias 51:8).
"Caiu, caiu a grande Babilônia...." (Apocalipse18:2).
"Babilônia era um copo de ouro na mão do Senhor, o qual embriagava toda a terra: do seu vinho beberam as nações. por isso as nações enlouqueceram". (Jeremias 51:7).
"Porque todas as nações beberam do vinho da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela". (Apocalipse 18:3).
"Fugi do meio da Babilônia". (Jeremias 50:8:51:6).
"Sai dela, povo meu!". (Apocalipse 18:4).
Se você ler um pouco mais, descobrirá quantas semelhanças existem.
Corrida Estranha
A primeira parte da pregação de Felipe ao eunuco de Candace, rainha dos etíopes, foi realmente extraordinária.
Enquanto o eunuco ia tranqüilamente refestelado em sua cadeira, no carro, Felipe ia CORRENDO ao lado do carro, anunciando o Evangelho.
Depois de algum diálogo foi que o eunuco resolveu convidar Felipe a subir em seu carro e sentar-se ao seu lado. (Atos 8:26-31).
Tempos Modernos
No capítulo 24 de Isaías, encontramos profecias que se referem claramente aos efeitos da ação do homem sobre a terra. Estes versículos falam de três flagelos dos nossos dias: TERREMOTOS, POLUIÇÃO e EXPLOSÕES ATÔMICAS.
"Eis que o Senhor devasta e desola a terra, TRANSTORNA A SUA SUPERFÍCIE, e lhe dispersa os moradores." (v.1).
"A terra pranteia e se murcha. o mundo ENFRAQUECE E SE MURCHA..." (v.4).
"Na verdade, a terra ESTÁ CONTAMINADA por causa dos seus moradores, porquanto TRANSGRIDEM AS LEIS, violam os estatutos e quebram a ALIANÇA ETERNA." (v.5).
"Por isso a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados. por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão." (v.6).
"Porque será na terra, no meio destes povos, como o varejar da oliveira e como o rebuscar, quando está acabada a vindima." (v.13).
"E será que aquele que fugir da voz do terror cairá na cova, e se sair da cova o laço o prenderá. porque as REPRESAS DO ALTO se abrem, E TREMEM OS FUNDAMENTOS DA TERRA. A terra está de todo quebrantada, ela totalmente SE ROMPE, a terra VIOLENTAMENTE SE MOVE. A terra CAMBALEIA COMO UM BÊBADO, e BALANCEIA como rede de dormir. A sua transgressão pesa sobre ela, ela cairá e jamais se levantará." (v.18-20).
Que Tipo de Amor?
O grego, diferentemente do português, tem quatro palavras distintas para definir nossa palavra AMOR: amor divino, amor humano, amor sexual e amor familiar.
Quando Jesus falou com Pedro, perguntando-lhe se o amava, é interessante como fica o diálogo, traduzindo-se ao pé da letra. Vamos repeti-lo para que você entenda melhor o que realmente Jesus falou e qual foi o motivo da reação de Pedro:
"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, AMAS-ME COM AMOR DIVINO mais do que estes outros? (AGAPAS ME?). Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que TE AMO COM AMOR HUMANO (FILÔ SE). Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, TU ME AMAS COM AMOR DIVINO? (AGAPAS ME?). Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que TE AMO COM AMOR HUMANO (FILÔ SE)."
Vemos duas vezes Jesus mostrando a Pedro o caminho de um amor perfeito. Ele, em sua consciência de um homem indigno de amar com tão grande amor, só responde que ama a Jesus com o amor - "FILIA"- humano.
Jesus, então, na terceira vez, muda completamente a pergunta, pois usa o mesmo verbo que Pedro estava usando: "Simão, filho de João, TU ME AMAS COM AMOR HUMANO? (FILÊIS ME?). Pedro ficou triste por Jesus ter usado aquele verbo. Podemos especular um pouquinho a respeito disto:
Quem sabe, na terceira vez, Pedro criaria coragem e usaria o verbo AGAPAO. Mas ele respondeu com toda a lógica possível, dizendo: "Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que TE AMO COM AMOR HUMANO (FILÔ SE).
Mais tarde, já experimentado na obra de Deus, já tendo passado por formidáveis experiências, ele afirma, referindo-se a Jesus Cristo: "A quem não havendo visto, AMAIS COM AMOR DIVINO... (AGAPATÊ).
Que estupenda mudança!
Jesus Pregava Sentado
O Senhor Jesus Cristo era, com razão, chamado de Mestre, por muitos. Ele costumava pregar sentado. Podemos inferir, então, que suas mensagens eram bem suaves, calmas e pausadas, como um verdadeiro Mestre. Esta foi a observação dos escritores dos Evangelhos:
"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como SE ASSENTASSE, aproximaram-se os seus discípulos. e ele passou a ensiná-los..." (Mateus 5:1,2).
"Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente E SENTOU-SE. Então passou a dizer-lhes..." (Lucas 4:20,21).
"Entretanto, em um dos barcos, que era o Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. e, ASSENTANDO-SE, ensinava do barco às multidões." (Lucas 5:3).
"Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, ASSENTOU-SE à beira-mar. E grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco E SE ASSENTOU. E toda a multidão estava em pé na praia. E de muitas cousas lhes falou por parábolas..." (Mateus 13:1-3).
"Três dias depois o acharam no templo, ASSENTADO no meio dos mestres, ouvindo-os e interrogando-os." (Lucas 2:46).
"No Monte das Oliveiras, achava-se Jesus ASSENTADO, quando se aproximaram Dele os discípulos..." (Mateus 24:3). Todo o sermão profético de Jesus Ele pregou SENTADO.
Matriarcado
Houve um homem chamado Barzilai que foi pai de alguns sacerdotes. Estes sacerdotes foram considerados imundos para o sacerdócio, porque seus nomes não foram encontrados nos registros genealógicos.
Também pudera! Esse Barzilai tomou uma mulher de Gileade como esposa e, em lugar dela receber seu nome, foi ele quem RECEBEU O NOME DELA. (Neemias 7:63,64).
Mãe Abnegada
Depois que mataram enforcados os dois filhos de Rispa, concubina de Saul, por uma questão de retaliação política, a mãe deles ficou um enorme período em vigília, para não deixar as aves do céu pousarem sobre eles de dia, nem os animais do campo os estraçalharem durante a noite.
A Bíblia diz que isto aconteceu desde o princípio da colheita, até que a água do céu destilou sobre um pano de silício que ela colocara sobre uma penha. (II Samuel 21:10).
Estranhos Ministros
Como todo Estado, Israel tinha seus ministros, embora com certa diferença dos ministros de hoje. Vamos ver alguns desses:
Azmavete de Adiel: encarregado dos tesouros do rei.
Jônatas de Uzias: encarregado dos tesouros da terra, das cidades, das aldeias e das torres.
Ezri de Quelube: encarregado dos que faziam a obra do campo, na lavoura da terra.
Simei, o ramatita: encarregado das vinhas.
Zabdi, o sifmita: encarregado sobre o que das vides entrava nos tesouros do vinho.
Baal-hanã, o gederita: encarregado dos olivais e das figueiras bravas.
Joás: encarregado dos tesouros do azeite.
Sitrai, o saronita: encarregado do gado que pascia em sarom.
Safate de Adlai: encarregado dos gados dos vales.
Obil, o ismaelita: encarregado dos camelos.
Jedias, o meronotita: encarregado das jumentas.
Jaziz, o magarita: encarregado do gado miúdo.
Jônatas, tio de Davi: conselheiro real e escriba.
Jeiel de Hacmoni: aparentemente preceptor dos filhos do rei.
Aquitófel: conselheiro real.
Abiatar: sacerdote.
Joabe: comandante-em-chefe do exército.
Além destes, havia alguém que gravitava pela corte: Husai, o Arquita, cuja única e importante função era ser AMIGO DO REI! (I Crônicas 27:25-34).
O Templo do Céu
No livro de Apocalipse encontramos duas referências a um templo glorioso que existe no céu, onde está atualmente A ARCA DO CONCERTO. Nesta última referência, entende-se que o templo do céu é o próprio TRONO DE DEUS. Leia:
"E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo. E houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva." (Apocalipse 11:19).
"E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, DO TRONO, dizendo: Está feito." (Apocalipse 16:17).
Os Filhos de Absalão
"Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome: pelo que até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão." (II Samuel 18:18).
Há duas coisas muito esquisitas que vemos neste texto: a primeira delas é que Deus terminantemente proibira a ereção de colunas (mesmo assim Absalão desobedeceu).
A segunda coisa insólita é a afirmação de Absalão: "Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome", pois ele, na verdade, gerara QUATRO filhos. Vejamos:
"Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar. e esta era mulher formosa à vista." (II Samuel 14:27).
Observamos que, provavelmente, OS FILHOS HOMENS morreram ainda cedo, embora a filha continuasse a viver. Por que, então, ele disse que não tinha filho algum para conservar a memória do seu nome? É claro que isto se deve ao costume oriental da sucessão paterna, patriarcal, através apenas dos filhos do sexo masculino. As mulheres não faziam parte da linhagem.
Mais uma coisa curiosa: observou que Absalão colocou na filha o nome da irmã que fora conspurcada por Amnom, a quem ele matou? Talvez para compensar um pouco a afronta.
Dieta Correta
Quando se lê, no relato a respeito de João Batista, que ele comia gafanhotos, muitos sentem uma revolução no estômago, imaginando que o profeta estaria comendo algo imundo. A Bíblia, porém, deixa claro que ele comia esses insetos. Confira:
"E este João tinha o seu vestido de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos. e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre." (Mateus 3:4).
Voltando, porém, no tempo, ao lermos o livro de Levítico, vamos descobrir que João estava comendo uma das mais finas iguarias do seu tempo, a qual era plenamente permitida até pela Lei do Senhor. Leiamos Levítico 11:20-22:
"Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação. Mas isto comereis de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés: O que tiver pernas sobre seus pés para saltar com elassobre a terra. Deles comereis estes: O GAFANHOTO segundo a sua espécie, e o hargol segundo a sua espécie, e o hagabe segundo a sua espécie".
Segundo esta definição comer gafanhotos e até GRILOS E SALTÕES constituía-se uma dieta saudável e correta.
Maldição Sobre Quem?
Após o dilúvio, Noé pronunciou uma maldição por causa do desrespeito do seu filho Cão. Comumente acredita-se que tal maldição foi pronunciada sobre Cão. Alguns racistas chegam a dizer que toda a descendência de Cão tornou-se negra, por serem amaldiçoados. Vejamos, porém, o que realmente diz a passagem bíblica:
"E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se. e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos os seus irmãos fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: MALDITO SEJA CANAÃ. servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem. E seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem. e seja-lhe Canaã por servo." (Gênesis 9:20-27).
Este texto levanta uma interessante questão: Se Cão foi o que cometeu o erro, por que a maldição foi pronunciada contra seu filho?
Método Prático de Curar Braços Quebrados
Em 572 a.C, aproximadamente, o método usado para consolidar o braço quebrado, era de colocar EMPLASTROS e atá-lo com LIGADURAS. (Ezequiel 30:21).
Não mudou muito em mais de 3000 anos, não foi?
Quando Alguém era Despejado de Sua Própria Casa?
Havia uma lei muito exótica em Israel, através da qual a pessoa recebia ordem de despejo DE SUA PRÓPRIA CASA.
Isto acontecia quando vinha praga de lepra sobre alguém.
Deus ordenou que o sacerdote mandaria primeiro a ordem de despejo e depois iria PESSOALMENTE examinar a casa, a fim de dar o seu diagnóstico para ver se a pessoa podia retornar. (Levítico 14. 33-36).
Os leprosos que eram despejados de suas casas, muitas vezes passavam a viver em comunidades isoladas, onde conviviam com outros leprosos e até constituíam novas famílias.
Hierarquia Sacerdotal em Israel
Havia, entre os sacerdotes, uma rígida hierarquia, reconhecida e respeitada por todos.
Por causa disto é que havia o sacerdote líder, ou o sumo sacerdote,mas havia depois dele o seu eventual substituto, uma espécie de sumo sacerdote secundário, ou vice.
Encontramos indicação de tal hierarquia em II Reis 25:18: "Também o capitão da guarda tomou Seraías, PRIMEIRO SACERDOTE, e a Zefanias, SEGUNDO SACERDOTE, e aos três guardas do umbral da porta."
Nomes dos Mares dos Tempos Bíblicos
Na Bíblia encontramos vários nomes dos mares existentes há milênios.
Muitas vezes uma só massa líquida recebia vários nomes. É por isto que encontramos todos estes que relacionamos a seguir e é bem possível que um pesquisador mais minucioso encontre outros:
- Mar Salgado
- Mar de Arabá
- Mar da Campina
- Mar oriental
- Mar Morto
- Mar Vermelho
- Mar de Tiberíades
- Grande Mar (Mediterrâneo)
- Mar dos Filisteus
- Mar Ocidental
- Mar da Galiléia
- Mar de Quinerete
Nas Cavernas
Eventos marcantes tiveram lugar em cavernas, na Bíblia:
- Ló fugiu para uma caverna por ocasião da destruição de Sodoma e Gomorra (Gênesis 19:30).
- Sara, Abraão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó foram sepultados em uma caverna em Macpela (Gênesis 23:19, 20; 25:9; 35:29 e 49:30, 31).
- Na caverna de Maquedá, cinco reis inimigos de Josué se esconderam, mas Josué mandou tapar a entrada da caverna com grandes pedras e, mais tarde mandou tirá-los de lá e os matou, conforme a ordem do Senhor (Josué 10:12-27).
- Na caverna de Adulão, Davi escapou de Saul (I Samuel 22:1).
- Na caverna de Engedi Davi poupou a vida de Saul (I Samuel 24:1-8).
- Obadias escondeu 150 profetas de Deus em uma caverna para eles não serem mortos (I Reis 18:4).
- Deus falou com Elias em uma caverna (I Reis 19:9-18).
- Deus também falou com Moisés em uma caverna (Êxodo 33:21-23).
- Lázaro foi sepultado em uma caverna (João 11:38).
- Jesus, também, foi sepultado em uma caverna (Mateus 27:59,60).
Virgens Sonolentas
Muitos pregadores, principalmente os norte americanos, quando se referem à parábola das dez virgens, chamam as virgens néscias de "virgens dorminhocas".
Falando sobre as virgens sábias dizem que elas foram aquelas que ficaram despertas à espera do noivo.
Isto porém, decorre simplesmente, da leitura superficial que fazem da Bíblia, pois o texto sagrado mostra que o caso foi bem diferente disto. Leia:
"E, tardando o noivo, foram TODAS tomadas de sono, e ADORMECERAM". (Mateus 25:5).