CULTURA
Por -José Carlos Martins de Siqueira | 11/06/2009 | CrescimentoOuço muito esta palavra e noto que seu sentido muda de acordo com a utilização em diversos ramos de conhecimento. Procurei no site Wikipédia e verifiquei que são práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identifica uma sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território num determinado período.
Muito complicado para eu entender. Já no ramo da Sociologia, simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença.
Enfim, em cada área, tais como: agricultura, filosofia, antropologia e outras, existe um conceito para a palavra. Particularmente penso muito em cultura como hábitos, conhecimentos, práticas, crenças, costumes que adquirimos de nossos antepassados e continuamos adquirindo e transmitindo no dia a dia, através de nossa família e do ambiente em que vivemos. Penso também que esta cultura pode ser boa ou ruím, positiva ou negativa. Para exemplificar, na empresa que trabalho, adquiri uma cultura de segurança no trabalho muito positiva, que procuro transmitir a todos os meus subordinados, e percebo que estes além de passarem a ter também esta cultura positiva, transmitem esta mesma cultura em seus lares. Já aquele recem-contratado que chega se gabando de conseguir subir e andar sobre a estrutura de telhado carregando 5 telhas em cada braço, chega com uma cultura de segurança no trabalho negativa.
Cultura positiva ou negativa é uma questão de opção. Porque não buscarmos sempre a cultura positiva, até nos aspectos mais simples de nossas vidas.
Para as pessoas pouco letradas como eu, este conceito de cultura, se praticado, sempre em busca da cultura positiva é um instrumento eficaz para um mundo melhor.