CUIDADO! TRÂNSITO ADIANTE.

Por ALEXANDRE BASILEIS | 09/01/2011 | Sociedade

Vivemos numa sociedade em que cada passo é mais importante que o tempo perdido.
O corre corre dos pedestres, o vai e vem dos veículos e o desespero de chegar em algum lugar tem ceifado vidas e levados outras tanta, juntamente com as familias, ao desespero e a uma epidemia sem igual. É o mal dos nossos dias. É o mal do novo século e é o resultado do progresso. Não que ele seja de todo ruim.

Negligência, imprudência ou imperícia é o motivo?

NEGLIGÊNCIA
1º ( Negligência = do latim "negligentia" termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência.)

2º (Negligência = do latim "de neglegera" nada mais é que a falta de diligência, implica desleixo, preguiça, ausência de reflexão necessária, caracterizando-se também pela inação, indolência, inércia e passividade.

Na bíblia Eli foi considerado por Deus "negligente" por saber que seus filhos eram maus e não fez nada para proibi-los de violar as regras cultuais.

* Então, negligência é falta de respeito, cuidado, diligencia ou passividade em relação as regras cujo resultado é a punição.

IMPRUDÊNCIA
Imprudência é um comportamento de precipitação, de falta de cuidados.
(É o atuar sem precaução, precipitado, imponderado.)

* Sendo imprudência A CAUSA, então, é falta de educação e punição, cujo resultado para coibir é a fiscalização.

IMPERÍCIA
(Imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade. "Pilotar ou conduzir um veículo automotor".)

* Sendo imperícia, então, é falta de habilidade cujo resultado é educação.

Educação, fiscalização ou punição é o meio, o resultado final?

Não se pensa somente nisso, pois é cultural nossa forma de conduzir ou pilotar.

O importante é ir na raíz da formação, inculcar na mente ainda no início da formação do condutor sobre habilidade, prudência e sobre a diligencia para um transitar melhor e seguro.
A Mudança tem que se iniciar na mente.