Cuidado com as verdades absolutas
Por Aline Rodrigheri Ioste | 02/08/2013 | TecnologiaTenho lido vários artigos sobre tecnologia postados na internet, e tenho observado muitas vezes artigos ofensivos e extremistas, poderia generalizar, pois não tenho observado isso somente nos textos relacionados à tecnologia, porém me limitarei a eles.
Observem que textos extremistas normalmente são os mais lidos, mas que tipo de leitores eles atraem? E o que agregam?
Estes artigos estão muitas vezes ligados a opiniões próprias ou de um grupo de pessoas, e me parecem que seus autores pouco pesquisaram sobre opiniões contrárias, tornando suas idéias como verdades absolutas. O que temos observado na engenharia de software é que temos vários problemas as quais estamos expostos diariamente em diversos cenários. Então olhando para este contexto, não há uma verdade absoluta e nem uma única solução ou tecnologia que resolverá todos os problemas. Dependerá muito do objetivo o qual se deseja alcançar, não seria uma forma correta indicar uma solução tecnológica olhando somente para o problema, o que muitas pessoas se esquecem de analisar é o cenário que o problema está exposto. Pois se temos o mesmo problema em cenários diferentes, a melhor solução pode não ser a mesma.
Artigos extremistas, defensores de uma tecnologia normalmente geram discussões negativas, de pessoas que possuem opiniões contrárias, isso ocorre devido ao uso incorreto de termos, muitas vezes pejorativos. Normalmente os comentários seguem a mesma linha de raciocínio ofensivo do autor, estas críticas e discussões pouco agregam para ambas as partes. Ao fazer comparações devemos mostrar vantagens e desvantagens, afinal é quase impossível em um texto comparativo uma tecnologia ter somente vantagens. Ao ler um artigo que visa somente às vantagens em uma determinada tecnologia e na outra só desvantagem, mostra que o autor está levando o seu artigo para uma extremidade, podendo gerar conflitos de opiniões. Gerar discussões e fazer com que seus leitores pensem sobre o assunto sempre é positivo, mas devemos tomar muito cuidado e evitar as famosas verdades absolutas.
Os artigos que normalmente chamam a minha atenção são artigos que nos fazem pensar sobre o assunto abordado e caso não conheçamos muito sobre eles, nos dão uma visão geral. Facilita muito se os artigos têm exemplos práticos, pois na área da tecnologia, sendo conservadora, diria que isso é possível em quase 100% deles. Então ao elaboramos um bom artigo devemos evitar palavras pejorativas, fazer referências de outros autores, caso esteja no contexto do seu artigo, pesquisar antes de escrever e evitar críticas não construtivas, podendo sim haver comparações, mas respeitando sempre opiniões contrárias.
Gostaria de citar duas frases de dois filósofos, uma do alemão Friedrich Nietzsche, “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”, trazendo este pensamento para o contexto da engenharia de software, diria que assumir verdades absolutas sem analisarmos o problema juntamente com o cenário o qual está exposto pode nos induzir ao erro. E a outra do francês Blaide Pascal, “Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar”. Para evitarmos conclusões precipitadas e mal analisadas, devemos estar disposto a buscar constantemente aprimorar nosso senso de observação e reavaliar sempre nossas premissas.