Cronograma Capilar
Por ERIKA NASCH | 21/09/2012 | SaúdeOi pessoal,
Falando de cabelos, torna-se indispensável comentar sobre o CRONOGRAMA CAPILAR, que é um dos assuntos mais comentados na "blogsfera dos cabelos" nos últimos tempos...
Pra quem ainda não ouviu falar, Cronograma capilar é um método de tratamento que requer uma "rotina de cuidados" com o cabelo, indicados para aqueles cabelos danificados por químicas como alisamento, progressivas, coloração, descoloração, decapagem, ou seja, qualquer processo químico.
Mas também pode ser utilizado mesmo em cabelos sem químicas, pois agentes externos como sol, poeira, poluição, mar, piscina, vento,e até mesmo uma má alimentação e falta de ingestão de água, também podem causar danos no cabelo como: ressecamento, falta de elasticidade, pontas duplas, falta de brilho, queda, etc.
E o mais legal, é que é um tratamento que você pode fazer em casa, usando produtos de acordo com a sua possibilidade... pois felizmente, não são apenas os produtos caros que são bons. Hoje em dia, o mercado cosmético é muito variado e podemos achar ótimos produtos com preços bem acessíveis.
Mas para iniciar o cronograma, você precisa saber do que os cabelos necessitam para tornarem-se saudáveis:
Os cabelos precisam de nutrientes como:
- Vitaminas : principalmente A, C, e vitaminas do complexo B (por isso o Bepantol é tão bom para o cabelo, pois é rico em B5)
- Minerais - principalmente zinco, cobre, ferro e iodo
- Proteínas - o cabelo é composto de quase 90% de queratina (proteína encontrada na pele, unhas e cabelos). São as proteínas que dão a estrutura, reconstroem, reparam, dão força e elasticidade aos fios. São elas que são "perdidas" quando os cabelos sofrem danos por agentes externos como sol, cloro, poeira, poluição,vento, secadores, químicas,etc.
Queratina, arginina, creatina, cisteína, colágeno, e Proteínas e aminoácidos do trigo, são as principais proteínas reconstrutoras.
- Lipídeos - Assim como os lipídios (gorduras) protegem nossos órgãos e tem inúmeras funções benéficas no organismo, nos cabelos eles também tem a função de proteger os fios do ressecamento, não deixando a água sair. São eles que dão o brilho, e deixam os cabelos macios.
Agora que você já sabe a importância dos nutrientes para os cabelos, vamos às fases do cronograma capilar:
O Cronograna Capilar contém 3 fases:
1- Hidratação:
Fios sem água são desidratados e ressecados. Por isso, a principal fase do tratamento é a "Hidratação". Nós percebemos isso na nossa pele... se você beber pouca água durante muito tempo, vai perceber que sua pele vai dar uma ressecada (desidratada). A água é fundamental para todas as funções do nosso organismo, e os cabelos certamente não fogem à regra. Portanto, ingerir bastante água, também vai ajudar a manter seus cabelos hidratados.
Para Hidratação, são usados extratos botânicos, glicerina, Pantenol, vitaminas, aloe vera, semi di lino, derivados do açúcar e proteínas "hidrolisadas" (são proteínas que além de reconstruir, também ajudam na
hidratação), álcoois modificados, entre outros.
Resultado da hidratação: cabelos leves e macios.
2- Nutrição:
Assim como o nosso organismo precisa de alimentos (nutrientes), os fios também precisam ser nutridos constantemente. E é claro, uma coisa leva à outra... se você tem uma alimentação saudável e nutritiva, isso se refletirá em todo o seu corpo, e mais visivelmente na pele, unhas e cabelos. Mas como sabemos que hoje em dia a maioria das dietas alimentares não são lá essas coisas, a nutrição capilar dificilmente se dará à base da alimentação, havendo a necessidade de produtos que possam repor esses nutrientes que faltam. a Nutrição capilar é feita à base de componentes lipídicos, como ceramidas, óleos, manteigas vegetais, pantenol.
Assim, a nutrição "protege" os fios da perda de água.
Resultado da nutrição: cabelo sedoso, brilhoso e com "peso".
3- Reconstrução:
A reconstrução é a fase da reposição de proteínas. Após hidratar e nutrir, o cabelo precisa se recuperar dos danos a que ele foi submetido.
Alguns tipos de reconstrução são:
- Reposição de massa: repões a fibra interna e externa dos fios que foram danificados por química, chapinhas e alisamentos.
- Cauterização:bom para cabelos danificados e ressecados, usando-se queratina, creatina e colágeno.
- Nanoqueratinização: para selar as cutículas, através da aplicação de queratina.
Portanto, é na reconstrução que vamos repor as proteínas.
Resultado da reconstrução: cabelos fortes e resistentes.
Então, o ideal é utilizar sempre as 3 fases (H,N,R). O que pode mudar, é a quantidade e o intervalo de cada fase, pois o cronograma leva em consideração a necessidade de cada cabelo, não existindo uma "receita básica". É você quem vai montar o seu cronograma, de acordo com o que o "SEU" cabelo necessita. Portanto, saber identificar a necessidade do seu cabelo é fundamental.
Nunca inicie o cronograma pela reconstrução, pois antes de reconstruir, os cabelos precisam estar hidratados e nutridos. E também nunca faça várias reconstruções seguidas, pois o excesso de reposição de proteínas, pode danificar mais ainda o cabelo. Deve-se utilizar no máximo 2 reconstruções por semana, intercalando com hidratação e nutrição (isso se o cabelo estiver beeeeeemmmm danificado).
Dicas:
- Colocar uma tampinha de bepantol solução na máscara de hidratação
- Cabelos cacheados devem dar ênfase na nutrição, pois os cachos dificultam que a oleosidade chegue até as pontas, por isso geralmente as pontas são mais secas. Produtos para cabelos cacheados são mais apropriados, pois resultam numa nutrição mais profunda.
- Cabelos lisos, já são o contrário... podem ser mais oleosos. então, melhor dar ênfase na hidratação.
Agora que você já sabe a diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir,é só ter um produto específico para cada etapa (evitar produtos que dizem fazer as 3 fases ao mesmo tempo), montar seu cronograma, ter disciplina e persistência, e evitar a química durante o ciclo.
Eu pretendo iniciar o meu cronograma... e montei ele assim:
1 ciclo de 4 semanas:
1ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: nutrição
2ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: nutrição
3ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: nutrição
4ª semana: domingo: Hidratação e quarta-feira: Reconstrução
Agora só falta escolher os produtos que vou usar! Depois venho mostrar pra vocês, quais eu escolhi...
Obs: Nada impede que você vá ajustando o seu cronograma conforme for fazendo... pois durante o processo, a necessidade do cabelo pode mudar. Por exemplo, se eu achar que o cabelo está ficando muito pesado, eu diminuo o número de nutrição e substituo por mais hidratação...
Como eu mantenho meu cabelo curto há uns 2 anos e estou sempre cortando, deixei sair as luzes e agora ele está natural. Só que como resolvi deixar ele crescer um pouco mais, e ele é naturalmente ondulado, ele começa a crescer "pra cima" e aí fica parecendo um capacete..rs... então resolvi fazer um alisamento com tioglicolato pra ele dar uma "assentada'... e por isso, acho que apenas 1 reconstrução ao mês, pra mim será o suficiente.
E lembrando... ter uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais, proteínas e fibras, e ingerir bastante água, vai ajudar muito na saúde dos seus cabelos também! ;)
Para quem gostou, e quer saber mais sobre o cronograma, eu recomendo participar do grupo CRONOGRAMA CAPILAR no facebook, que é bem legal!
Bjinhos, e até a próxima!!
By Erika Nasch