Cristo E O Padre Voador

Por Fernando Piechnik Leite Ferreira | 15/05/2008 | Religião

Recentemente aNação assistiuatônitaaepopéiadoPadreAdelirde Carli .

Atado a uma engenhoca de 1.000 balões inflados com gás, o Sacerdote de Paranaguá, pretendia chegar ao interior do Estado e provavelmente, bater os marcos de permanência em vôos com balões de festa.

No entanto, uma seqüência de desatinos o levou a uma rota obscura, que resultouno afastamentodo seupontodeorigememmaisde40 kmem direçãoao oceanoCatarinense.

E decorridos vários dias dessa aventura, as buscas praticamente findaram sem que encontrássemos vestígios do Tripulante.

E assim, como muitos Cristãos, me sensibilizei comaatitudedoPadreeoseu desfecho. E me pus a questionar o que um Homem de Deus com maturidade suficiente, queria realmente realizar? Que tipos de impulsos o levaram a empreender essa arriscada viagem?

E como seguidor de Cristo, e ciente que o Nosso Senhor é o mesmo de ontem e de sempre, penso o que o Paidiriadetudoisso ?

As primeiras respostas que vêem a cabeça dizem respeito às escrituras, onde o verificamos as tentações de Jesus frente às propostas do demônio que o convida a se precipitar das alturas:

  • "Mateus 4:1-11".
  • " Então o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo".
  • "E lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem. e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra".
  • "Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não Tentarás o Senhor teu Deus".

Dessa forma, é como se o Padre caísse em tentação e selançasse do pináculo.

Outra idéia que surge na minha mente esta descrita em

(Lucas14, 25-33)

·"De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo: Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar!"

Com efeito, como pôde o Padre, jánasalturas,ligardoseucelularepedirquelhe orientassem ausar oGPS,afimdequeesseaparato,fornecesseasualocalização delatitudeelongitude ?Por que não aprendeu a usar o aparelhoantesdovôo?

Mas creio que a resposta de Jesus não estaria focadanessas partesdaescritura,etalvezsejadifícil-acomeçarpor quemescreveessareflexão-entender o infinitoamordoPai,efrear amaldadeeacondenação existentenointerior do serhumano.

Acredito que o Nosso Senhor, primeiramente não daria parabéns ao Padre, e não incentivariaoutrosaprocederdamesmaforma.Mas, nos faria refletir sobre algumas facetas da vidahumana fazendo as seguintes indagações:

·Quem de vocês não desobedeceu a um Pai ou uma Mãe esedeumal ?

·Quantos de vocês não se automedicaram?

·Quantos morreram nos campos de futebol ou numa "pelada" de praia, por que não verificaram adequadamente as suas condições físicas?

·Quantos, por mínimo que seja, beberam e foram dirigir?

·Quantos cometem excesso de velocidade ou já dirigiram com sono?

Enfim, quem nunca cometeu uma imprudência ou uma insensatez que atire o primeiro balão.

Fernando Piechnik Leite Ferreira

Engenheiro

e-mail: leiteferreira@onda.com.br