Crises na Vida do Apóstolo Paulo

Por Paulo de Aragão Lins | 09/12/2008 | Bíblia

CRISES NA VIDA DO APÓSTOLO PAULO

Apesar de o apóstolo Paulo ser o apóstolo dos gentios, conforme ele mesmo declarou em Romanos 11:13, ele também foi enviado para os judeus. Veja o que diz Atos 9:15:

Mas o Senhor lhe disse: vai porque este (Paulo) é para mim um instrumento escolhido para levar o Meu nome perante OS GENTIOS e reis, bem como perante OS FILHOS DE ISRAEL."

Em Romanos 11:13 ele declara que seu ministério mais específico destinava-se aos gentios:

"Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério."

Em Gálatas 2:8 ele declara que Pedro foi designado por Deus como o apóstolo-chave para os judeus, enquanto ele foi designado para os gentios. Confira:

"Pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão (os judeus, evidentemente) também operou eficazmente em mim para com os gentios.

"É curioso que os dois, foi Pedro quem inaugurou o ministério aos gentios, quando foi à casa de Cornélio (Atos 10), embora, antes de ir relutasse muito. Foi preciso que Deus enviasse uma visão bem misteriosa para que ele finalmente resolvesse entender que "o que Deus purificou" não podia ser considerado imundo.

Para que Paulo deixasse de pregar quase que exclusivamente aos judeus e se dedicasse mais objetivamente aos gentios, foi necessário que surgissem algumas crises muito sérias em seu ministério, desencadeadas pela interferência direta dos judeus. Vamos compará-las na Bíblia. Vamos ler inicialmente Atos 13:44-46:

"No Sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente disseram: Cumpria que a vós outros EM PRIMEIRO LUGAR fosse pregada a palavra de Deus. mas, posto que a rejeitais e a vós mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis aí que NOS VOLVEMOS PARA OS GENTIOS."

Outra destas crises vamos encontrar em Atos 18:5,6. Veja: "Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus. Opondo-se eles blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça o vosso sangue! Eu dele estou limpo,eDESDE AGORA VOU PARA OS GENTIOS."

Até em Roma, já prisioneiro (embora com privilégio de ser prisão domiciliar), Paulo convocou os principais dos judeus (Atos 28:17), os quais lhes disseram que gostariam de ouvir o que ele pensava (Atos 28:22).

De tal empreendimento surgiu mais uma crise, desta vez a última em relação ao ministério de Paulo para com os judeus.

Eles marcaram um dia e vieram, em grande número, ouvir a Paulo, que ensinou-lhes durante O DIA INTEIRO. Observe no texto bíblico qual foi o resultado:

"Havendo-lhes eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até a tarde lhes fez uma exposição em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela lei de Moisés, como pelos profetas.

"Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia. outros, porém, continuaram incrédulos.

"E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo a Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido ouvireis, e não entendereis vendo vereis, e não percebereis. Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido...

"Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi ENVIADA AOS GENTIOS. E eles a ouvirão." (Atos 28:23-28).

É interessante notar que, enquanto o apóstolo Paulo estava naquele tipo de prisão, ele estava sempre com um soldado romano junto dele, o qual não podia deixá-lo sequer um momento:

"E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao general dos exércitos. mas a Paulo se lhe permitiu morar sobre si à parte, com o soldado que o guardava." (Atos 28:16).

Paulo, como sempre, falava do Evangelho para aqueles soldados que eram revezados e eis o resultado de tão magnífico testemunho e trabalho evangelístico.

"Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são DA CASA DE CÉSAR." (Filipenses 4:22).

Na mesma epístola Paulo fala mais claramente do que acontecera:

"De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda A GUARDA PRETORIANA, e por todos os demais lugares."

Não é maravilhoso?