Crie um clima de aprendizagem
Por Leonardo Grapeia | 18/12/2009 | AdmAs organizações têm elevado seus investimentos para criação de programas para o desenvolvimentos de seus colaboradores. Esse fato fica evidenciado com a onda das Universidades Corporativas, porém o incentivo para as jornadas de desenvolvimento já são, por si só, suficientemente difíceis. Os recursos escassos e as recompensas mesquinhas indicam que não vale à pena se esforçar. Os gestores precisam desbravar o caminho das pessoas, incentivando e motivando, só assim será possível direcioná-los para vencer no mundo corporativo.
Comece dizendo às pessoas que você valoriza a aprendizagem e pretende torná-la uma prioridade. Feito isso, fundamente seu discurso com os recursos e as oportunidades cuja obtenção você pode influenciar de forma direta, e que incluem:
- Orçamentos.
- Metas de equipe e individuais.
- Pautas de reuniões.
- Comunicados ao grupo.
- Atribuição de responsabilidades.
- Decisões de equipe.
- Remuneração e outras recompensas.
- Celebrações.
- Avaliação de desempenho.
- Feedback.
Ao alavancar esses recursos e oportunidades, você pode enfatizar a importância do desenvolvimento contínuo a partir dos seguintes pontos:
- Torne segura a exposição aos riscos, encorajando as pessoas a experimentarem coisas novas e lidando de forma construtiva com seus fracassos.
- Aprendam uns com os outros, utilizando na prática o conceito de equipe.
- Alinhe seus processos gerenciais com o processo de desenvolvimento, de tal maneira que as tarefas do dia –a – dia reforcem as ações de desenvolvimento.
Não esqueça: ser líder requer trabalho e comprometimento com equipe, assim certamente os resultados aparecerão.
Bom final de semana e até a próxima coluna.