Criança e natureza
Por VANESSA SARTI | 09/05/2010 | AmbientalCriança e natureza
Hoje no século XXl ,a concentração das crianças esta cada vez mais curta,os estímulos são muitos ,como: computador, TV,vídeo game ,e outras tecnologias que prejudica atenção das crianças.
O contato com pequenos animais ,como formiga, peixes, tartaruga, patos, pássaros, ajudam o desenvolvimento da criança,para entender também a parte de limpeza e alimentação. Os professores e os pais pode promover algumas atividades ecológicas.
Acompanhar o crescimento das plantas constitui experiência bastante interessantes, ensinar como regar,verificar a presença de pragas,assim ajuda a ter mais conhecimento de preparação e plantio de uma horta coletiva no espaço externo.
Podemos falar sobre a natureza nas músicas, jogos, brincadeiras, historias, dança tradicionais, favorece mais curiosidade para criança. São formas de demonstrar como é possível, mudar o destino das coisas com à produção útil.
O fato é que a natureza deve fazer parte nosso cotidiano, contribuem para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. As pessoas que se interessam pela natureza se torna uma pessoa mais rica, a integridade com a natureza normalmente é mais tranqüila ,pois quando ela observa ,a beleza do parque ecológico a pessoa se sente mais leve e sem pensamentos negativos ,que ela sente quando esta em um lugar vazio sem estrutura ecológica ,sem flores,animais,sem natureza.
Com todo essa tranqüilidade que a pessoa começa a ter, ela passa para a criança mais confiança e interesse no assunto.
Quem não se preocupa em ensinar o que é natureza,e como devemos cuidar dela é porque tem medo de assumir o seu papel dentro dela . As conseqüência que se prolongam por muito tempo.Na natureza existem leis que devem ser cumpridas, pois a realidade da vida selvagem é triste ,ninguém respeita mais ,e quando a natureza se revelar ,?ela não perdoa?, e é nossa responsabilidade dar um futuro melhor pra nossas crianças. Assim podemos adquirir um futuro melhor. Para propor à criança a cooperação como desafio, de forma que ela reconheça seu limites.
To mundo deve ter fonte de informação valiosa sobre a criança e a natureza no processo de aprender. Por meio de problemas que sejam ao mesmo tempo desafiadores e possíveis de serem resolvidos.