Criador e futura criatura ficam iguais

Por Edson Terto da Silva | 29/05/2011 | Sociedade

Edson Silva


Sem querer entrar no jargão que o futebol é uma "caixinha de surpresas", mas este esporte apaixonante apresenta cada situação e ainda mais em Copas do Mundo. Acredito que todos saibam que é atribuída oficialmente aos ingleses a invenção do futebol. Bom, o Brasil tornou-se um excelente aprendiz e a criatura, como se pode constatar em Copas, superou o criador, pois hoje detém cinco mundiais (58,62,70,94 e 2002) contra um (66) dos ingleses.

A história a seguir é de 11 de junho de 1958, o Brasil conquistaria seu primeiro título nesta Copa, disputada na Suécia e, como diria o grande jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, o povo brasileiro e o país perderiam um pouco do que ele chamou da "síndrome de vira-latas" e passariam a valorizar a auto-estima, afinal, finalmente, éramos campeões mundiais. Em 58, contra a Inglaterra, o Brasil entrava em seu sexto mundial e fazia a 19ª partida.

Nossa Seleção nem sonhava ser potencial mundial da bola, já que dos cinco mundiais anteriores já havia dois bicampeões, o Uruguai (30 e 50) e a Itália (34 e 38) e a Copa de 54, na Suiça, tinha sido conquista pelos alemães. No jogo contra os ingleses o Brasil ainda não tinha feito a estreia do garoto de 17 anos, Pelé, que se tornaria o maior jogador de todos os tempos. Num jogo truncado, Brasil e Inglaterra ficaram no 0x0 e foi o primeiro empate sem gols em Copas, desde 1930, e após 116 jogos realizados.

Em 1938, no 39º jogo das Copas até houve um "ensaio" de 0x0 entre Tchecoslováquia e Holanda, mas o jogo teve prorrogação e os tchecos venceram por 3x0. Outra curiosidade na partida, de 1958, entre brasileiros e ingleses, foi o cavalheirismo do goleiro soviético Yashin, conhecido como "Aranha Negra". Na mesma Copa ele tinha enfrentado o centroavante inglês Kevin e alertou o goleiro brasileiro Gilmar sobre o comportamento desleal do atacante inglês que, segundo Yashin, dava cotoveladas, empurrava e até cuspia nos adversários.

Na peleja de Nya Ullevi, em Gotemburgo (Suécia), com um público de 30 mil pessoas, o Brasil fazia história sendo protagonista do primeiro 0x0 das Copas e a Seleção do técnico Vicente Feola, futura campeã da competição, com os assombrosos Pelé e Garrincha, jogou com: Gilmar, De Sordi, Bellini, Orlando, Nilton Santos, Dino Sani, Didi, Joel, Mazolla, Vavá e Zagallo. Os ingleses eram dirigidos por Winterbottom e jogaram com: Mc Donald, Howe, Banks, Clamp, Wright, Stater, Douglas, Robson, Kevan, Haynes e Court.

A arbitragem da partida coube ao juiz alemão ocidental Albert Dusch, da República Federal da Alemanha (RFA)- naquele tempo o muro de Berlim nem sonhava ser derrubado, o que só ocorreria entre 89 e 90. Só como curiosidade e conhecimento geral, a Alemanha Oriental, de regime socialista, chamava-se República Democrática Alemã (RDA).

Edson Silva é jornalista em Sumaré

edsonsilvajornalista@yahoo.com.br