Cresce busca por Acreditação em Clínicas e Laboratórios
Por Itamar Mariano | 26/07/2013 | SaúdeReconhecimento técnico garante processos mais seguros e com maior qualidade
A busca por melhorias no desempenho de serviços através de metodologias de certificação e acreditação é um fenômeno que começa a se intensificar entre clínicas de diagnóstico e laboratórios no Brasil. Por meio da Acreditação é possível estar em conformidade com parâmetros mundiais de qualidade e alcançar a melhoria de processos, diminuir a incidência de erros, oferecer maior segurança e, consequentemente, melhorar a qualidade global em todos os serviços prestados em saúde.
Na definição do Inmetro, a Acreditação é “o reconhecimento formal por um organismo independente especializado em normas técnicas de determinado setor de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança.”.
No Brasil a Acreditação para empresas que atuam em Saúde é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). De acordo com dados atuais da ONA, 38 clínicas de Diagnóstico por Imagem e 42 Laboratórios possuem acreditação em níveis Pleno e com Excelência, no país.
Desde sua criação em 1999 já foram concedidos mais de mil acreditações a hospitais, clínicas, laboratórios, serviços de manipulação entre outros.
E o número de Clínicas e Laboratórios com acreditação pela ONA tende a crescer. Em pesquisa divulgada pelo Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde) dos mais de 60 clientes de consultoria em gestão, 18% são clínicas especializadas em diagnóstico que já são certificadas ou estão em processo de gestão da qualidade.
A Acreditação amplia a credibilidade dos serviços em saúde e garante um alto padrão de qualidade. A auditoria feita por profissionais com grande conhecimento técnico incentivam as equipe de clínicas e laboratórios, a alta direção e gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.