Credito pessoal: Quatro pormenores a ter em conta
Por John Crawford | 24/07/2009 | EconomiaMuitas pessoas recorrem ao credito pessoal sem pesquisarem convenientemente qual o crédito que mais lhes convém. Geralmente há alguns aspectos que temos que ter em conta para que possamos ter termos de comparação. Usualmente, os créditos pessoais mais baratos, são aqueles que se obtém nos bancos. Isto justifica-se porque os bancos, são um pouco mais exigentes e demorados a aprovar um crédito. Se já tem uma relação comercial de algum tempo com um banco, este deverá ser o primeiro sitio onde procurar, pois o banco já terá um histórico do seu bom cumprimento com as suas obrigações e terá mais facilidade em lhe conceder o dinheiro. Em certas situações terá que apresentar muitos dados, como os seus rendimentos mensais, fiadores, declaração de irs, o emprego do empréstimo, etc. Toda esta burocracia demora algum tempo a ser preparada e a aprovação ao crédito pessoal é mais demorada, especialmente, neste momento de instabilidade financeira global.
Procure esta informação antes de escolher o seu credito pessoal .
Bom, mas se vai fazer a sua pesquisa, que eu aconselho vivamente que faça você mesmo, deve ter sempre estes factores em conta:
- Taxa de juro. Esta é a característica central a avaliar nos creditos pessoais mas não a única. Deve comparar em todas as simulações que recebeu para descobrir qual a mais competitiva. Vai encontrar grandes disparidades nesta área, e com certeza o tempo que passar a pesquisar será bem recompensado.
- Custos de abertura de processo. Muitos bancos não revelam, nem sequer referem quanto cobrarão para abrir o processo de crédito. Pasme-se quando vir que esta abertura de processo nos credito pessoal pode facilmente chegar ás centenas de euros. Pergunte e tenha a certeza de quanto lhe irá custar antecipadamente para evitar sobressaltos
- Subscrição de outros produtos. É pratica frequente anunciar taxas de crédito que só são disponibilizadas aos clientes, se eles aceitarem subscrever outro ou outros produtos, que normalmente vêm a taxas grandemente desvantajosas. Poderá ter que subscrever um cartão de crédito, domiciliar o ordenado ou os pagamentos domésticos para poder beneficiar das condições do protocolo. Saiba de antemão, os produtos "extras" que terá que obter para obter o seu credito pessoal.
- Penalizações por pagamentos antecipados. Se tiver hipótese e decidir amortizar o seu empréstimo antes do tempo, o que ocorrerá? É outra situação que deverá prever antecipadamente, pois quanto mais cedo se vir isento do empréstimo melhor. Pena que muitas pessoas não se lembrem disto quando procuram por um credito pessoal.