Crédito Consolidado: As Desvantagens São Pouco Publicadas
Por John Crawford | 20/07/2009 | EconomiaAquilo que não lhe dirão quando fizer o seu crédito consolidado
Naturalmente já sabe que o credito consolidado lhe poderá baixar as prestações mensais. Se somou vários créditos como o crédito automóvel, crédito á habitação e o crédito pessoal poderá estar com dificuldades em conseguir cumprir com o pagamento das prestações de todos eles. É uma situação em que se encontram milhares de famílias neste momento e almejam por alguma ajuda.
Há cerca de quatro anos foi introduzido no nosso pais o conceito do crédito consolidado, que cifra-se em aglomerar todos os créditos de curto prazo com um de prazo mais estendido . A situação mais usual é juntar todos os créditos contraídos ao crédito á habitação,beneficiando então de uma taxa de juro mais baixa, e uma redução na prestação mensal que facilmente se poderá aproximar dos 60%. È então visível o interesse de muitos portugueses por este produto financeiro. Mas nem tudo é bom neste instrumento. Como em tudo há o reverso da medalha, regularmente pouco se fala das desvantagens e inconvenientes do crédito consolidado, mas antes de você avançar para esta solução deverá estar muito bem informado destas.
inconvenientes do crédito consolidado:
Redução pouco expressiva se não detiver hipoteca. Se pretende consolidar os seus créditos mas não possui um crédito á habitação, a redução da sua prestação mensal poderá ser muito reduzida e não compensar.
No fim, paga-se muito mais. Ao consolidar os seus créditos, eles irão ficar com um prazo muito mais extenso, e andará a pagar estes empréstimos muito mais anos. Recorde-se que criará dividas que se poderão alargar até ao resto da sua vida, e no fim de contas pagou uma pequena fortuna em juros.
Reembolsos antecipados penalizados. Tal como em outros créditos, no credito consolidado é frequente haver altas penalizações caso solicite liquidar as suas dividas antecipadamente. Em créditos de longa duração como é o caso deste, poderá significar que para não ser penalizado, terá que viver com o empréstimo até ao final dele, que será daqui a muitos anos. Obtenha mais informação sobre a consolidação de créditos no nosso site.