Crédito Consolidado: Algo Que poderá Ajudá-lo
Por John Crawford | 01/06/2009 | EconomiaHoje o crédito consolidado é uma opção para muitos. Mas será que o crédito consolidado é a melhor escolha para si?
É certo que na esmagadora maioria das vezes o crédito à habitação é o que tem o prazo mais extenso e a taxa de juro mais baixa, pelo que se associarmos os restantes créditos a este ficamos a pagar uma prestação global mais baixa mensalmente. As vantagens do crédito consolidado são evidentes a curto prazo, pois uma renda mais baixa agrada a todos os devedores. Mas passamos a pagar estes empréstimos muito mais anos, e passando estes créditos para longo prazo, iremos pagar mais juros no final. Pelo que só se deve preferiri por esta situação, de juntar os créditos da casa, carro, móveis, etc. ( crédito consolidado) se for insuportável paga-las em separado. Como já expresseianteriormente, esta solução do crédito consolidado, permite que se pague menos dinheiro ao final do mês, mas estaremos muitos mais anos endividados, e pagaremos muito mais juros, pelo que deve ser usado com precaução
Reúna toda a informação que puder
Se enveredar por esta opção, dirija-se a o máximo de instituições possíveis, para recolher os dados que lhe facilitem fazer uma comparação daquilo que existe no mercado. A maioria das pessoas não procura em mais do que três sítios, pois encontrando um equilíbrio entre os primeiros que encontra, pressupõe que todas as instituições pratiquem os mesmos valores. Mas isto, no caso do crédito consolidado, nem sempre é verdade, e com um pouco de pesquisa poderemos encontrar uma proposta bem mais auspiciosa ás nossas necessidades. Leve sempre consigo os dados necessários ás simulações: valores em divida, prazos remanescentes, etc...
Quando consolidar os seu créditos, acham-se duas possibilidades: com crédito hipotecário ou sem crédito hipotecário.
Crédito consolidado com crédito hipotecário
Caso possua um crédito a habitação pode consolidar os seus créditos no banco onde possui este crédito. Neste crédito consolidado, passa na prática a ter dois créditos, um que já existia e dizia respeito ao crédito habitação e outro, um crédito multiopções que irá englobar as restantes dividas. Assim ganha uma taxa de juro igual ou muito próxima do à do crédito á habitação. Como garantia de pagamento das dividas passa a ser usada a habitação.
Pode identicamente optar por agrupar os créditos, sendo esta opção mais trabalhosa. Exige que se liquidem todos os créditos vigentes (excepto o da habitação), e assinar novos contratos com todos os custos associados a estes, mas consegue certamente pagar uma prestação muito mais diminuída ao final do mês.
Crédito consolidado sem crédito hipotecário
Também pode consolidar os seus créditos sem ter um crédito à habitação, basta criar um crédito pessoal que conglomere os créditos contraídos até a data. Poderá alcançar uma redução da prestação mensal próxima dos 20%, com um prazo mais alargado e um consequente aumento total dos juros globais.
6 dicas úteis no crédito consolidado
- Renegoceie o seu crédito á habitação. Antes de pensar num Credito Consolidado, tente renegociar os termos e taxas do seu empréstimo á habitação. Consolidar créditos permite uma poupança mensal na sua prestação, mas acarreta juros altos e custos de abertura de processos. Poderá ser uma opção cara para a sua situação. Converse com o seu gerente de conta e tente conseguir uma redução no spread do seu empréstimo antes de tentar qualquer outra coisa.
- Não se endivide excessivamente. Antes de contrair qualquer crédito, siga esta regra de ouro: as suas prestações não podem exceder 35% do seu rendimento médio mensal. ultrapassando esta regra correrá sérios riscos de não conseguir cumprir com as suas obrigações
- Economize . A maioria das pessoas prevê e muito bem uma poupança entre 3 a 6 vezes o rendimento médio mensal. Neste panorama de crise em que vivemos agora, todos estamos demasiadamente expostos a um cenário de desemprego. Se estiver três meses desempregado como vai ser a sua vida? Já meditou nisso? e se estiver dois anos? Evite consumismos agigantados, controle as despesas artificiais, contas como a da electricidade, TV cabo, internet e telemóveis podem, muitas vezes, ser consideravelmente reduzidas apenas com a introdução de novos hábitos. Introduza o hábito de poupança no seu dia a dia.
- Opte por um crédito hipotecário. Se decidir por consolidar os seus créditos num crédito hipotecário conseguirá obter taxas de juro mais baixas do que num crédito pessoal.
- Compare as taxas das propostas obtidas (TAE e TAEG). Tente saber antecipadamente todos os custos que poderão estar associados á abertura do processo para o credito consolidado.
- Se já se encontra numa condição critica de endividamento e não sabe o que há-de fazer peça ajuda aos Gabinetes de apoio da DECO. Eles têm várias delegações pelo país fora, decerto alguma estará próxima da sua área de residência e terá prazer em o socorrer a escolher um crédito consolidado adequado.
Há muitas pequenas dicas que lhe podem facilitar e melhorar a qualidade de vida se as levar a sério. Visite o meu site sobre Credito Consolidado e aprenda todas estas pequenas dicas.