Cozinhar: um ato de amor

Por Jose Paschenda | 05/11/2015 | Sociedade

Craig Claiborne, um importante critico gastronômico e jornalista culinário norte americano,  falava que: “Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Cozinhar com zelo é um ato de amor.”

 Eu concordo completamente com ele, especialmente a cozinha amadora é mesmo um ato de amor. Quando um cozinheiro amador vai para a cozinha, quase sempre todo o trabalho entre panelas e fogão está intrinsecamente ligado na figura de um “outro”. A mãe dedicada que vai cozinhar para bem alimentar seus filhos, o namorado carinhoso que vai fazer um especial jantar para sua amada, o pai que vai cozinhar para sua família no domingo, a executiva descolada que vai preparar uma deliciosa surpresa para seus amigos, etc… Quase sempre alguém está cozinhando para o outro(s).

 Claro que há no processo uma busca natural, quase instintiva, de alimentar as pessoas com quem você convive e gosta. Mas, em muitos casos apenas o verbo alimentar não explica de forma completa toda a intenção.

 Porque mais do que “dar de comer”, o cozinheiro quer em seus pratos servir carinho, quer demonstrar atenção para com outro.  Há neste sentido existe uma busca, um desejo e uma expectativa de agradar, quantas vezes você não ouviu o cozinheiro falando: “espero que gostem da minha comida”.  Quem cozinha desta forma, deseja mais que tudo demonstrar sua afeição pelos seus comensais. 

Considerando que o amor pode ser definido como uma forte afeição pelo outro, cozinhar assim com zelo para alguém é definitivamente um ato de amor.

 Um amor que se materializa na escolha cuidadosa dos ingredientes, na seleção carinhosa da receita buscando muitas vezes ate adivinhar o gosto do outro(s), no capricho do preparo e na apresentação esmerada do prato. Cada etapa acaba sendo um momento de dedicação. Por falar em na seleção carinhosa da receita, olha só que delicia: Receita de bolo de cenoura.

 Talvez o amor seja o principal ingrediente dos preparos de sucesso. Porque eu tenho certeza quem prova a comida sente este carinho em cada detalhe, na apresentação, no tempero, na forma como os alimentos foram cortados, etc..

Cozinhe com amor, coloque um pouco de carinho, atenção e afeto em cada receita. Assim, Seus filhos serão verdadeiramente bem alimentados, sua namorada vai ficar encantada, sua família terá um lindo domingo e seus amigos ficaram gratos de coração…