Cotas Raciais

Por Thiago Melo | 06/11/2009 | Educação

Cotas Raciais

 

Raças humanas não existem.

 

Com essa frase, inicio esse artigo sobre as Cotas Raciais. A frase em si já é um conflito com o título desse artigo, pelo fato de quê, como se pode privilegiar uma “raça” a se inserir na sociedade, dessa maneira, se o conceito em si não é válido, sequer existe ? Mais complicado ainda é a existência de defensores das Cotas Raciais usarem esse conceito tão freqüentemente, uma vergonha para os próprios privilegiados pelas Cotas.

 

O que é necessário na verdade, é uma melhoria sem precedentes na educação pública do país, a qual extremamente tecnicista, formando os jovens, ou tentando formar, para o mercado de trabalho e não para tentarem uma graduação ou pós, gerando trabalhadores manuais e não intelectuais, o que é um problema grave para a sociedade, e por partes, um benefício ao governo.

 

Uma sociedade sem pessoas que pensem é uma grande massa de marionetes facilmente influenciadas e manipuladas tanto pelo governo quanto pela mídia, terrível arma às pessoas ignorantes.

Existe sim a necessidade de Cotas, mas sociais. A pobreza não escolhe “raça”, entre muitos parênteses, existem jovens brancos também com uma renda baixíssima que estão sendo excluídos desse plano de Cotas, possuindo muitas vezes, a mesma precária situação social, e com tanto quanta vontade e necessidade de alcançar algo na vida.

 

Melhorias na educação são necessárias. Caso houvesse um real investimento nesse setor, sequer pensaríamos, até ouso dizer que talvez nem os defensores das Cotas ousassem usar a “raça”, como um argumento tão forte para burlar o sistema de avaliação de grandes faculdades.