Cotas raciais

Por Marla Debora Silva dos Santos | 26/04/2016 | Direito

 Cotas raciais

O preconceito racial assola nossa sociedade desde a antiguidade, pois tem inicio no período da escravidão em que o Brasil viveu, mas que também atinge vários outros países do mundo. Pode se afirmar que isso é um problema mundial, e que os governantes  tentam a todo custo extinguir essa pratica, criando cada vez, leis mais rígidas. Porem em pleno século XXI, em que as pessoas tem mais informações, educação desde o começo em escolas, conscientizações, uma grande parte da população ainda carrega consigo o preconceito racial, e vários outros tipos de preconceitos.

Leis foram criadas para que este tipo de preconceito não aconteça e muito menos permaneça em nosso mundo, pois independente de nossa cor de pele, somos todos iguais.

A lei de cotas, mesmo foi uma das alternativas que os nossos governos acharam para a inclusão de pessoas negras em universidades, embora muito ainda se discuta sobre este assunto, pois muito se fala que esta lei estaria mesmo, é incentivando mais e mais o preconceito racial. Entretanto, enquanto a sociedade não se conscientizar, e deixar de vez de praticar este preconceito, é imprescindível que a lei de cotas permaneça, uma vez que sua função é de integração dos negros e por seguinte inseri-las no mercado de trabalho em que possa concorrer no mesmo nível  de pessoas brancas.

Contudo, não podemos esquecer de falar  sobre a educação, a conscientização que tem que começar em casa, ou seja, devemos ensinar as crianças que não devem ser preconceituosas, concientiza-las que não é porque o coleguinha é negro, que é diferente dele que é brenco, já que as crianças que no futuro se tornaram adultos e consequentemente  vai compor uma sociedade e para que este se tornem um lugar, um mundo melhor , visando sempre o respeito as diferenças que todos nós temos.