CORRIDA DE RUA: PRÁTICA ESPORTIVA QUE REQUER CUIDADOS.
Por Eduardo Veronese da Silva | 02/06/2010 | SaúdeEduardo Veronese da Silva
Há alguns anos se tinha definidamente às estações do ano, bastava um olhar para as mudanças paisagísticas e climáticas, para afirmar com certeza tratar-se da estação da primavera, verão, outono ou inverno. Atualmente, devido à violação do homem sobre o ecossistema, proveniente do desmatamento florestal, desvios dos mananciais e açudes e a grande quantidade de ar poluente jogados pelas indústrias e veículos automotores, têm afetado consideravelmente a camada de ozônio, tornando esta identificação uma tarefa difícil.
Independentemente destes fatores, tem aumentado significativamente o numero de pessoas praticando atividades físicas e esportivas ao ar livre, principalmente, caminhadas e corridas de rua. Sabe-se que o corpo humano é uma máquina, sendo assim, ele precisa de movimentação e certos cuidados para se manter saudável. Portanto, toda pessoa precisa de praticar uma atividade física regular e diária.
Nesse sentido, registra-se a lição de Lair Ribeiro: "uma hora de atividade física, corretamente praticada, pode render até duas horas a mais na vida de uma pessoa. [...], não é sair correndo, com o coração na boca, pois exercício em excesso é tão prejudicial quanto a ausência dele, podendo causar fadiga, dores de cabeça e muscular, arritmia cardíaca, hipertensão arterial, insônia, tensão facial, que de cabelo, inchaço, entre outras".
Muitas pessoas pensam que para praticar uma atividade física, basta estar bem preparado fisicamente. Claro que o preparo físico é importante, mas também devemos nos preparar psicologicamente. Não restam duvidas de que a prática esportiva pode trazer grandes benefícios a saúde física e mental do praticante.
Entretanto, alguns cuidados devem ser observados pelos atletas eventuais (praticantes de verão) ou os que fazem atividades físicas quando abusam na ingestão de bebidas ou degustação de alimentos.
Outro fator importante, é identificar qual o tipo de atividade física que lhe agrada, devendo ser observado sua estrutura muscular e óssea. Dependendo da atividade escolhida, por exemplo, a corrida de rua, não é recomendável começar logo correndo. Melhor seria iniciar com a caminhada, depois fazer a alternância entre andar e correr para, posteriormente, passar a correr. Assim, diminuiria os riscos de lesões durante a execução da atividade ou após. Neste caso, listam-se sugestões e orientações básicas para estes atletas eventuais:
1. Marque uma consulta ao cardiologista, para verificar como está o funcionamento de seu coração (check-up). 2. Identifique a atividade desejada, planeje uma preparação e siga rigorosamente. Se for corrida de rua, faça no mínimo 3 corridas preparatórias com distância igual ou superior àquela que irá correr no dia da prova. 3. Independente do tempo no dia da atividade procure usar camisa sem manga e calção de malha fina, e, caso opte por usar boné, evite os de tecidos pesados. 4. Procure controlar sua respiração, aspirando o ar pelo nariz e soltando vagarosamente pela boca (evite ficar de boca aberta). 5. Use um tênis confortável e com amortecedores para diminuir o impacto com o solo. 5. Recomenda-se durante a preparação, principalmente nas 24 horas que antecedem o dia da prática esportiva, evitar frituras e massas, dando prioridade as frutas e verduras, carnes brancas e macarrão. No dia atividade, pelo menos 2 horas antes do inicio, evite comer alimentos pesados, dando prioridade para sucos, leite, pão e biscoitos de sal. Durante a execução, evite ingerir grande quantidade de água, aproveite para molhar os pulsos, a nuca e fazer gargarejos (não engula). 6. Na noite que antecede a atividade física ou esportiva, procure dormir cedo e, no mínimo, 6 horas de sono. 7.Alogamento: procure fazer alongamentos antes e depois da corrida, priorizando os músculos que serão exigidos na prova;
8. Aquecimento: realizado os alongamentos, procure aquecer as articulações e comece a fazer o chamado "troteamento", ou seja, uma corrida bem leve e lenta próximo ao local da largada.
Acredito que seguindo essas dicas básicas, qualquer pessoa, de forma amadora, profissional ou "aventureiro de final de semana", poderá se sair bem na prática esportiva escolhida. O importante é que conclua a prova dentro de suas possibilidades, independentemente do tempo gasto, evitando possíveis lesões e problemas futuros.
Vitória, 07 de abril de 2008.
Eduardo Veronese da Silva
CI Nº 547.987 - SPTC.
CIC Nº 756.733.127-68.
Rua Vinte e Três de Maio, n. 55, Parque Moscoso - Centro, Vitória/ES. CEP. 29.020-100. Telefone de contato: (27) 9863.9443 ou 3233.1342. E-mail: proerdveronese@gmail.com