“Copom reduz a taxa Selic para 9%”. O quê??

Por Caíque Luan de Santana Melo | 17/05/2012 | Economia

A Selic é um tema muito importante, pois saber quais os efeitos da alta ou da queda desta não é só teoria de economista, mas é também do interesse dos consumidores. Podemos defini-la como a taxa básica de juros da Economia.

Em termos pouco simples, a Selic, que é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias, “é a taxa obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas”. Teorias complicadas como sempre… Mas nesse post a teoria não é o mais importante, mas sim, a prática que nós levará ao entendimento.

A Selic é um balizamento das outras taxas cobradas no mercado, ou seja, todas as outras taxas são definidas com base na Selic. Algumas das suas influências são as taxas de crediários, do cheque-especial e dos cartões de crédito. Mas o que o acontece quando ela sobe? E quando ela desce? E o que influencia nas minhas compras? É simples leitores. Quando ela sobe, todas as outras taxas de juros sobem. Quando ela cai, os juros tendem a cair, já que não é tão fácil fazer o “preço do dinheiro” cair. Preço do dinheiro? Como assim?

Para facilitar o entendimento de taxa de juros, é bom sempre pensar que no mercado o dinheiro tem o seu preço. Quando os juros estão altos, o dinheiro é caro, e vice-versa. O que você faz quando toma um empréstimo? Compra dinheiro. É por isso que sempre negociamos a taxa mais baixa possível (para pagar menos pelo empréstimo).

Como já foi dito em outro post, a economia brasileira está passando por um período de redução na taxa de juros, que chegou a 17,25% em 2006. Mas o que isso significa pra nós? Para os empresários uma redução nos juros significa um incentivo ao investimento, já que o valor a ser pago posteriormente será mais baixo. E é isso que o Governo pretende diminuindo a Selic, aumentar o investimento e desenvolver o país. Finalmente. E para nós, essa é uma boa decisão, já que o preço do dinheiro vai cair. Mas cuidado com os empréstimos, porque um dia ela vai voltar a subir.

Portanto, fiquem atentos aos valores da Selic, porque é muito mais vantajoso para o consumidor uma taxa de juros mais baixa.

Caíque Melo