Copa e Eleição tudo a ver?!

Por Edson Terto da Silva | 09/06/2010 | Política

Copa e Eleição tudo a ver?!

Edson Silva

Não faz muito tempo que eu conversava com alguns amigos, entre eles o "Tito", o Jairo e o Pedrinho todos do PT de Sumaré, quando uma estudante perguntou se a gente via relação entre Copa do Mundo de Futebol e Eleições. Fizemos umas considerações, os quatro e as passamos para a jovem, mas o assunto continuou a martelar meu pensamento como se fosse o editor de jornal pedindo ao repórter que produza uma matéria sobre o assunto. O "martelamento" resultou no artigo que segue e que nem tive tempo de mostrá-lo ao "Tito", Jairo ou Pedrinho. Portanto, os amigos leitores recebem em primeira mão um "furo" de reportagem, como dizemos na linguagem jornalística.

Copa e Eleição têm sim muito a ver. Elas ocorrem de quatro em quatro anos e eventualmente, como neste ano de 2010, caem no mesmo ano. No caso das Eleições brasileiras, como ocorrem as de âmbitos nacionais e estudais e as municipais, então há Eleições de dois em dois anos. Num paralelo com o futebol de nossa Seleção seriam as competições de Copa do Mundo e Copa América. Bom, este ano a Seleção Brasileira busca o sexto título e cada um de nós eleitores buscaremos nas urnas, em outubro, eleger seis de nossos representantes: presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.

Se muitos criticaram o técnico Dunga por algumas das escolhas para a Copa, evento que dura apenas um mês, é preciso ser mais exigente, criterioso e consciente para convocar os seis representantes, pois estes ficarão quatro ou oito anos, no caso de senadores, nos cargos para os quais forem eleitos. Mas e as comparações entre Copa e Eleição acabaram por aqui? Acredito que não, assim como jogadores profissionais responsáveis, o político deve formar boa equipe e atuar para o bem da maioria dos brasileiros, honrar os votos que receber e retribuir com melhorias para comunidades que os elegeram.

No caso de Sumaré, com mais de 100 mil eleitores e que em 141 anos de história ainda não elegeu um deputado sequer é como se fosse um grande time que jamais conseguiu ceder um jogador para disputar uma Copa do Mundo. Sentimos que a hora certa de fazer história chegou. Esta Copa do Mundo, de junho a julho, será apenas a concentração, o aquecimento, para as Eleições de outubro e então esta comunidade responderá elegendo seus primeiros deputados federais e estaduais. Assim, quem sabe, a foto de julho será a do capitão Lúcio erguendo a taça do Hexa e a de outubro serão os primeiros deputados eleitos por Sumaré elevando braços para o "v" da vitória histórica.

Edson Silva, 48 anos, jornalista, Sumaré
Email: edsonsilvajornalista@yahoo.com.br