Controle online de ativos - ferrovia

Por Gladson marcelo alvares | 22/03/2017 | Tecnologia

Introdução

    O sistema foi desenvolvido a partir da consolidação de métodos, conceitos e a prática de inspeção vivenciada no campo.  Para garantir a segurança e a estabilidade dos ativos ( elementos que compõem a via permanente), aplicando tecnologia , integrado ao sistema de informação, programação e automatização. 

    Em resposta ouve o avanço tecnológico,  com o georeferenciamento dos ativos/defeitos, velocidade de execução, controle de dados online, confiabilidade e gestão das atividades relacionada a prospecção e inspeção de via permanente. 

Prospecção

    Prospecção de via permanente Técnica adotada para determinar o estado de conservação e confiabilidade da via.

   Prospecção é realizada por rondas, técnicos e inspetores que são capacitados e responsáveis por dimensionar e quantificar

Os  defeitos, falhas e irregularidades existentes em toda extensão da malha ferroviária.

     Utilizando tabelas, formulários e instrumentos de medição para a coleta de dados inserindo em base de calculo orçamentário, que definem a qualidade e custo  com a manutenção/conservação e realizadas periodicamente entre ciclos de planejamento e manutenção.

Desenvolvimento

    Após um longo período e diversas tentativas foi desenvolvido o sistema totalmente intuitivo capaz de eliminar todas as tabelas e formulários manuscritos proporcionado pela  apresentação sistêmica e eletrônica, coleta de dados automatizada, velocidade na execução, organização calculo, consolidação, controle e confiabilidade dos dados agregando tecnologia e georeferencia.

Analises

      No processo de prospecção de via foi observado e identificado inúmeras condições desfavoráveis que compromete   o processo. Os fatores cruciais que dificulta a produtividade que compromete  a confiabilidade, controle e a consolidação dos dados levantados em campo.

Pontos observados  e identificados :

Km/Dia percurso; Acesso ; Transporte; Mão de obra; Escassez de materiais e instrumentos de leitura; Intemperes; Faixa de trabalho; Organização e controle dos dados; Falta de identificação de KM E coordenadas georeferencia.

  • Grande extensão de malha ferroviária .
  • Uso de formulários e tabelas manuscritos.
  • Calculo e contagem manual,
  • Digitalização e formatação múltipla
  • Falta de padronização nas tabelas e gráficos.
  • H/h Técnica para digitalização.
  • Identificação/localização de defeitos

Conclusão

   Em virtude do conhecimento prático e teórico na área de via permanente, apoiamos e desenvolvimento tecnológico, com objetivo de elevar o índice de produção; reduzir o custo com a mão de obra especializada ;  automatizar parte do  processos de manutenção e inspeção de via permanente; facilitar o acesso as ferramentas digitais e integradas;  colaborar com a evolução dos processos e procedimentos;  disseminar o conhecimento tecnológico. 

Autor: Gladson Marcelo Alvares