Controle do stress

Por Alina Campos Tomaz Teixeira | 02/08/2010 | Psicologia


Resumo: O que é saúde? Ë o resultado do organismo em viver com equilíbrio. O que é stress?
É um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. As causas do stress são alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração O stress precoce pode levar à doenças como câncer, demência, comportamento obsessivo-compulsivo, doenças cardiovasculares, AVC e até ao óbito precoce.

Conteúdo: O tipo de vida que nos auto-impomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos financeiros do que realmente necessitamos; exige-nos mais esforço para cumprir o padrão estabelecido pela mídia, de sermos "deuses"e, nos coloca diante de conflitos na vida profissional onde há cada vez mais competição e menos espaço, fazendo com que a vida íntima, familiar de cada um seja considerada como um fracasso.

Existem outros padrões para os comportamentos e sentimentos, onde são estabelecidos padrões para o comportamento ideal dos pais com os filhos, de filhos com os pais, respondendo à diversas expectativas estabelecidas pela sociedade consumista e capitalista; existem também padrões para as amizades, para os relacionamentos amorosos, enfim, temos padrões e caixinhas prontas rotuladas em todos os setores de nossas vidas, onde devemos nos encaixar de uma forma ou de outra, a fim de sermos aceitos pela sociedade.

As cobranças são impostas de maneira impetuosa, indiscreta e conflitiva, sem nos permitir ao menos o tempo para pensar se vamos aceitar viver "enformados" ou encaixados, se precisamos ou não de determinados padrões estabelecidos e se realmente são imprescindíveis para nosso bem estar e saudável.

A sociedade consumista, cada dia se fortalece com o estabelecimento de padrões de aparências e nos impede de pensar no que realmente queremos ser. Na verdade, não somos nunca suficientes nem pra nós mesmos e nem pra quem convive ao nosso redor; estamos sempre com uma conta impagável.
Não temos tempo para buscar o autoconhecimento, pois se o alcançarmos poderemos conhecer quem realmente vive a nossa vida e quem a dirige. Se somos um padrão, se somos um personagem, ou se somos um indivíduo completo em busca da autodescoberta.

Um dos maiores tratamentos e combate ao stress é o autoconhecimento, depois a meditação e relaxamento; existem outros tratamentos como a massagem energética, respiração, polarização, desbloqueio dos pontos doloridos, acupressura, controle mental, aromoterapia e terapia. Mas só existe um caminho para a cura do stress: a atitude individual.

Caso não consiga alcançar a mudança de atitude sozinho, não devemos ser orgulhosos. Vamos reconhecer a necessidade de uma intervenção profissional na área de saúde mental, a fim de encontrar o caminho apropriado para uma vida dirigida individualmente não de maneira massificada ou globalizada.

Cada indivíduo tem uma capacidade diferenciada de resistir ao stress (resiliência); estudos provaram que o irromper de um transtorno mental ou de uma doença física, está ligado, de um lado, à presença de uma predisposição genética ou adquirida no decorrer da vida (vulnerabilidade), e de outro, à exposição a estressores.

Quanto maior a predisposição, menor precisa ser o nível de stress para que um distúrbio qualquer se irrompa. Mas a relação entre a vulnerabilidade e stress, está baseada na resiliência individual.

Exemplos de estressores: desprezo amoroso, dor e mágoa, luz forte, níveis altos de som, eventos como nascimento, morte, guerras, reuniões, casamento, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego, dívidas, falta de dinheiro, estudo (provas), tráfego lento, trabalho, prazos pequenos para projetos, fumo, conflito no relacionamento afetivo, decepção, comidas não saudáveis, alcoolismo, insônia, abuso sexual, idade, calor.

Nosso corpo tanto quanto nosso cérebro e nosso espírito precisam de descanso!
Procure um tratamento com profissional na área de saúde mental!