Controle de ratos em empresas e condomínios

Por Silvia Valente | 25/12/2014 | Ambiental

Como você sabe, os roedores são as pragas urbanas que são mais temidas pelas pessoas em geral.  E, como eles nos trazem doenças é sempre importante fazer o controle de ratos em empresas e condomínios.

Sempre que uma pessoa vê um rato começa a se desesperar. Realmente esses animaizinhos causam bastante pânico.

Tudo bem que os ratos já foram protagonistas em filmes e desenhos, como o Jerry, de Tom e Jerry e até mesmo o chef de cozinha Ratatuille.

Mas na vida real é bem diferente. Eles não são tão amigáveis assim.

Estima-se que somente no Brasil, os prejuízos que os ratos causam são para lá de 4 milhões de dólares por ano.

Os ratos destroem estoques e problemas com urinas e fezes.

Além disso, a forma como nós, humanos, vivemos atualmente faz com que eles apareçam mesmo. Pois temos tudo o que eles precisam para sobreviverem, desde comida em excesso, quando guardamos para próprio consumo, água e até mesmo abrigo.

Que tipo de doenças os ratos transmitem?

Infelizmente os ratos nos causam muitas doenças, como:

- leptospirose;
- sarnas;
- peste bubônica;
- micoses;
- tifo murino;
- entre outras.


É por isso que devemos fazer o controle de ratos em empresas e condomínios. Claro, também devemos fazer esse controle em residências, indústrias, estabelecimentos alimentícios e outros lugares que eles possam aparecer.

Hábitos dos ratos

Estes tipos de roedores costumam ter hábitos noturnos. Mas preste muita atenção, pois se você vir algum rato de dia é porque existem muitos deles, já que alguns ratos podem sair de dia para se alimentar e evitar a concorrência com os demais de sua espécie.

Os ratos vivem em sociedade e possuem os dominantes, que podem ser tanto machos quanto fêmeas mais fortes e também possuem os dominados.

Os dominantes sempre escolhem os melhores lugares para se abrigarem, enquanto que os piores locais ficam para os dominados.

E, acredite, quando um alimento novo aparece, quem come primeiro são os dominados. Pois se acontecer algo com eles, os demais não comem. Mas caso não aconteça, o dominante o expulsa e logo se alimenta.


Por esse motivo, o controle de ratos é um pouco complicado. Pois eles possuem um comportamento que se um rato morreu com um alimento (que pode ser uma isca), os demais não consumirão mais esse alimento.


Principais espécies de ratos

Você pode não acreditar, mas existem aproximadamente 1.700 espécies de ratos ao redor do mundo. Mas somente 130 delas são consideradas pragas urbanas.

No Brasil, os ratos que são considerados pragas urbanas são:

1. Rato de esgoto ou Ratazana (Rattus novegicus)


Esta espécie de rato é a maior delas. Eles são muito agressivos e fortes quando comparados com os demais.

Eles vivem em redes de esgoto e nos lixos. E, só entram em casas, condomínios, estabelecimentos alimentícios ou empresas para se alimentarem. Podem sair até 50 metros de onde "moram" para buscarem alimentos. E eles são bastante desconfiados.

2. Rato de Telhado (Rattus rattus)

Este tipo de rato é bastante ágil. Eles buscam proteção em locais mais altos, como telhados. Só descem para buscar alimentos e água. Podem sair até 60 metros de seus abrigos para se alimentarem ou beberem água.

Eles são desconfiados também e se alimentam de legumes, cereais, insetos e frutas.

3. Camundongo (Mus musculus)

Este é o menor de todas estas espécies que estamos citando aqui. Ele é muito agitado e vive nas residências, em locais como os armários, gavetas, móveis, eyc.

Eles são muito curiosos e buscam alimentos até 5 metros de seus abrigos. Eles comem cereais e grãos diversos.

Controle de ratos em empresas e condomínios

O controle de ratos em empresas  e condomínios é muito importante. Não somente nesses locais, mas também em residências, lojas comerciais, indústrias, estabelecimentos alimentícios e demais lugares.

Para se fazer um bom controle de ratos é preciso chamar uma empresa de controle de pragas urbanas.

Somente uma empresa especializada em controle de pragas saberá fazer uma boa avaliação do local e identificar, por exemplo, quais são as espécies de ratos que estão no local.

Esta é uma das principais informações, pois somente sabendo qual tipo de rato está presente é que é possível fazer uma estratégia de controle.

Portanto, sempre busque por uma empresa idônea, que possui como responsável um Biomédico, Biólogo, Químico, Agrônomo, ou outro profissional qualificado e que se responsabilizará pelos produtos químicos utilizados.

Além disso opte por empresas de controle de pragas que estejam vinculadas à Aprag. Isso é sinal de responsabilidade e compromisso.

Saiba mais a respeito aqui: www.ecofocuscontroledepragas.com.br

Artigo completo: