CONTEXTO SIGNIFICATIVO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS

Por Silvana Noya Pires Michelin | 25/01/2018 | Educação

Na sociedade cibernética, lugar em que a comunicação é instantânea, redigir cartas à mão parece ser uma prática tão primitiva e ultrapassada, que fica impossível pensar que essa atividade pode se tornar um procedimento para ao aprendizagem e aperfeiçoamento do uso da língua portuguesa no espaço escolar.

 Neste ano de 2017, com o aparecimento de escorpiões na zona urbana de Araras, tivemos o propósito de conscientizar as crianças e familiares sobre os cuidados que se deve ter para evitar picadas desse aracnídeo que precisava ser de um jeito prazeroso.

Surgiu então a Fadinha Rosaflor e sua amiga Belinha, duas personagens que vivem em um jardim e se divertem colorindo as flores. As aventuras das duas são interrompidas devido ao aparecimento de escorpiões, pois a menina é impedida pela mãe de brincar no jardim. 

Aparece então a primeira oportunidade significativa para propor a escrita de cartas aos estudantes, que são convidados a auxiliar a menina a escrever uma mensagem para Rosaflor comunicando que não poderia ir brincar no jardim pois estavam aparecendo escorpiões.

O interesse é despertado quando a atividade é significativa. Na produção dos textos, trabalhamos os procedimentos de escrita, revisão e reescrita, buscando sempre escrever de modo mais interessante, claro e inteligente. Entre os resultados práticos das sequências envolvendo as histórias da fadinha destacamos a solução de problemas de escrita, como ortografia, concordância, coesão e coerência. É muito mais significativo ensinar a língua portuguesa fazendo uso real dela. Enquanto os alunos aprimoram seus textos revisando-os e refletindo criticamente sobre eles, a aprendizagem da língua acontece naturalmente. Mas não podemos nos esquecer de mencionar sua grande contribuição na motivação para a escrita e aprendizagem de outros saberes.