CONTADOR UMA PROFISSÃO DO PRESENTE E DO FUTURO: Finanças pessoais, interface com outros profissionais do mercado e economia doméstica
Por Thalita Rayanne Moreira da Silva | 12/04/2018 | EconomiaAtualmente nosso país vive um momento de grande dificuldade, seja na política ou na economia. Na economia está ocorrendo melhoras, ainda que de forma vagarosa, entretanto, a população de modo geral continua sendo castigada. Em meio a tudo, as famílias são as mais afetadas, a crise econômica, por meio da inflação, diminuiu o poder de compra, tira o emprego de pais e mães e diminuiu as esperanças e oportunidades dos mais carentes, ou seja, trouxe consequências materiais e psicológicas. O resultado final é um efeito de cascata na economia, com a elevação da inflação, as famílias compram menos, com um menor mercado consumidor as empresas começam a passar por dificuldades, o que gera desemprego, e sem emprego o consumo reduz de forma ainda mais drástica, tornando essa equação ainda mais danosa. Mas há formas de se escapar do fim trágico que é a dificuldade financeira, uma delas é um correto planejamento “estratégico” por parte dos chefes de família, fazendo por exemplo, reservas financeiras para momentos de dificuldade, reordenação das despesas e se evitando gastos supérfluos, algo como uma empresa faria. O presente trabalho visa justamente auxiliar as famílias de modo geral a se preparar melhor para um futuro muitas vezes incerto, pois, quanto mais preparadas para incertezas estejam, menos a economia do país irá sofrer e os tempos de dificuldade econômica irão durar bem menos.
A economia doméstica segundo o Guia do Estudante (2017) “diz respeito a um conjunto de atividades desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida de indivíduos e comunidades. ”
“Entende-se por economia doméstica, um empreendimento com duas características principais: gestão ou administração familiar e trabalho predominantemente familiar”. (PAIXÃO, 2010)
“Gasto é a ação de gastar (usar dinheiro para pagar algo, deteriorar com o uso). Num sentido económico, conhece-se como gasto a quantia despendida”. (CONCEITO.DE, 2017).
“O gasto pode se referir a uma quantidade de dinheiro que diminui tanto de uma pessoa física quanto de uma empresa. Gasto sempre indica uma saída de dinheiro de uma conta bancária ou de dinheiro à vista só bolso de alguém”.
(QUECONCEITO, 2017)
“ O plano estratégico é o processo de analisar uma organização sob diversos ângulos, direcionados seus rumos e monitorando suas ações de forma concreta. ” (BEZERRA, 2014)
“ O Planejamento estratégico ou é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. ” (GONÇALVES, 2012)
“A definição de um orçamento, normalmente, leva em consideração duas principais características: a receita, ou seja, o valor arrecadado ou disponível, e a despesa, que seria o valor a ser gasto para a conclusão ou manutenção de algo”. (SIGNIFICADOS, 2017)
“O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável”.
(QUECONCEITO, 2017)
“Aplicativo é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos”. (CONCEITO.DE, 2017)
“Programa informático que visa facilitar a realização de uma tarefa no computador”. (DICIONÁRIO, 2017)
O objetivo geral deste projeto de extensão é orientar as pessoas a se preparar melhor para as adversidades em busca da educação financeira da família; auxiliar pessoas na organização de seus orçamentos domésticos e efetuar treinamentos para aqueles que necessitem de informações sobre organização das finanças pessoais utilizando um tipo de aplicativo no celular.