CONTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO: Investimentos e Mercado de Capitais

Por Thais Cristina Ferreira Santana | 21/12/2017 | Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais

Ciências Contábeis

 

Higor Henrique da Cruz Fernandes

Lorena Rezende

Thais Cristina Ferreira Santana     

 

CONTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO:

Investimentos e Mercado de Capitais

 

1 INTRODUÇÃO

O Mercado de Capitais visa aumentar a capitalização de empresas, através da negociação de títulos de investimento, e da regularização dos valores negociados, assim como da relação entre investidores e fornecedores dos títulos.

De acordo com Assaf Neto (2011, p. 37) a necessidade de conhecimento do SFN é crescente ao longo do tempo, explicada pela importância que o segmento empresarial de um país exerce na economia, como também, pela maior complexidade que suas operações vêm apresentando.

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) pode ser definido como o conjunto de instituições financeiras, que tem na transferência de recursos dos agentes poupadores para os agentes tomadores de recursos, sua principal função, por meio da qual financia o crescimento da economia. Logo, torna-se evidente a função, tanto econômica, quanto social, desse sistema.

A evolução do Sistema Financeiro Nacional é dividida em dois grandes subsistemas: normativo e de intermediação. O subsistema normativo é responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades. Estas atividades são executadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central do Brasil (BACEN). A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é um órgão normativo de apoio, atuando mais especificamente no controle e fiscalização do mercado de valores mobiliários (ações e debêntures).O subsistema de intermediação é composto de várias instituições classificadas em bancárias e não bancárias, de acordo com a capacidade que apresentam de emitir moeda, instituições auxiliares do mercado, e instituições definidas como não financeiras, porém integrantes do mercado financeiro.

Assim, os bancos possuem diversos produtos financeiros a fim de movimentar o dinheiro, seja produtos para tomadores de recursos, por empréstimo para capital de giro, como produtos para os agentes aplicadores de recursos, a caderneta de poupança.

Neste trabalho busca-se avaliar o conhecimento que a população possui sobre este tema, como as pessoas enxergam o mercado de capitais e seus riscos, e se investem ou têm interesse de investir. Além disso, objetiva-se mensurar a importância de construir um país bem informado sobre as formas possíveis de investir com segurança.

2 METODOLOGIA

Esse projeto de extensão será executado em três partes, sendo a primeira com um roteiro escrito introduzindo e esclarecendo sobre o assunto tema do projeto, a segunda parte consistira em uma pesquisa realizada através de um questionário. E a terceira será uma apresentação através de cartilha instrutiva e banner com orientações sobre o tema contabilidade e empreendedorismo: investimento em ações no mercado de capitais.

A primeira parte, que será a parte escrita, na qual essa metodologia esta inserida, tem com objetivo apresentar através de um breve conteúdo teórico os pontos principais acerca do tema em questão, através de bibliografias muito bem selecionadas e com linguagem simples e objetiva.

A segunda parte será realizada através de um questionário disponibilizado em meio virtual, e que será respondido por pessoas de 18 à 50 anos, com níveis de instrução e classe social variados.  Será feita uma análise das respostas através de índices estatísticos

A terceira parte, que consiste na cartilha instrutiva e banner orientativo, será feita de modo presencial em data estabelecida pela Universidade que propôs os projetos de extensão. A cartilha disporá de conteúdo simples, porém de grande relevância no sentido de orientar o individuo que busca conhecer sobre investimento no mercado de ações e principalmente de ajudar o empreendedor que busca uma forma de melhorar a capacidade econômica de seu empresa. O banner terá instruções tal como já foi dito da cartilha, mas trará algumas explicações adicionais e possui caráter de divulgação do nosso projeto.

Artigo completo: