Consumo de drogas e suas implicações durante a gestação
Por Edivaldo Menezes Firmino | 23/11/2010 | FilosofiaConsumo de drogas e suas implicações durante a gestação
Pesquisas recentes trazem que mais de 90% das mulheres grávidas usam algum tipo de droga, sejam ilícitas ou licitas, o uso dessas drogas podem trazer conseqüências serias para as gestantes e para os bebês. Felizmente os meios de comunicação e a sociedade vêm divulgando e alertando sobre esses problemas e os prejuízos causados por vários tipos de drogas até mesmo o cafezinho, a cervejinha e o cigarro usados para relaxar trazem alguns problemas tanto para a gestante quanto para o feto (NUNES, 2009).
A gestante tem que ter a noção de que as atitudes e os comportamentos dela causam efeitos tanto nela quanto na outra vida que cresce e se desenvolve em seu corpo. Entretanto muitas mães mesmo sabendo do serio risco que é está ingerindo certos tipos de drogas ainda continuam consumindo certas substâncias, já outras acabam consumindo por falta de informações é então nesses cenários que devem entrar em cena os meios de comunicação e os próprios familiares para informar e orientar a essas mães sobre o risco e as complicações que podem ocorrer tanto nela como em seu bebê que pode nascer prematuro, morto ou com serias dificuldades tanto intelectual quanto físicas.
Nunes (2009) nos alerta como são enormes as dificuldades e os problemas devido o uso de drogas e nos questiona sobre o quanto ainda é mais complicado o uso dessas drogas na gestação. A mulher assim como também todos os seus familiares tem que conhecerem e entenderem os riscos que podem correr e os problemas que poderão gerar para essa criança que por sinal poderá até não ter um desenvolvimento ou caso ainda tenha esse seja muito complicado e doloroso tanto para ela quanto para seus pais.
Concluindo o problema do consumo de drogas na gestação é um problema de todos, que envolve toda a sociedade, e que devemos nos mobilizar dando informações, criando propagandas que alertem e informem sobre os sérios riscos que as drogas causam às mães e aos fetos.
Referências:
NUNES, André Luiz Viana. Introdução à Psicologia do Desenvolvimento. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009