Consumismo X Percalços
Por Vergílio Carvalho | 15/06/2011 | SociedadeConsumismo X Percalços
Os laços de afeto para com o próximo, bem como a preocupação com o meio ambiente, estão colocados em uma escala secundária na vida do indivíduo. Indubitavelmente fruto do consumismo exacerbado.
Outrossim, desde á Revolução Industrial a partir do século XVIII, com a grande aglomeração urbana, gerada pela busca do trabalho. O consumo desenfreado não se configura como um endosso. De modo que, serva para: suprir desejos, almejar á autoafirmação é garantir pleno "status" em meio á sociedade.
Em contrapartida, enquanto muitos se preocupam com bens matérias, embalagens, caixas e objetos. Temos uma parcela da população que sofre pela exploração do trabalho, sem uma égide, passando por uma verdadeira aniquilação. Infelizmente o consumismo aflinge também os menos favorecidos, embora os que aderem á esta triste "doença", também sofre com suas conseqüências.
Em contraste com já referido, outro fator promíscuo causado pelo consumismo, nortear-se-ia para problemática do meio ambiente, que também é afetado por este mal. O destino do lixo na maioria dos casos fica retido em: terreno baldio, despejado em rios é jogado em nossas matas ciliares. Uma facúndia para colocar em risco toda viabilidade das espécies de vida na Terra.
Destarte, podemos notar que com aumento populacional á globalização, indústria, mídia entre outros; São veículos para adesão ao consumismo, que não traz benefício para o indivíduo. Gerando graves problemas de monta, inibindo: depressão, exploração do trabalho e do meio ambiente como também a falta de amor com o próximo.