Consulta CPF e Nome Sujo - Consulte Online

Por Consulta CPF Brasil | 18/03/2015 | Economia

Consulta CPF e Nome Sujo - Consulte Online

Consulta CPF e Nome Sujo

Se o cidadão está com o nome sujo, quer dizer, se o CFP estiver com registro negativo em algum banco de dados, o cidadão poderá ter impedimentos para algumas ações. E não é só para fazer compras. O primeiro passo é consultar o CPF para saber se o nome está sujo, pois a consulta CPF traz um extrato completo. Conheça quais são os procedimentos nos quais o cidadão tem problemas caso tenha pendências ou irregularidades no CPF. Conheça também algumas curiosidades, como por exemplo, saber se o nome sujo "caduca".

Nome Sujo Caduca?

Sim, o nome sujo caduca depois de cinco (5) anos. Mas a dívida não caduca. Como assim? É simples: o nome sujo deixará de constar em bancos de dados (órgãos/empresas de proteção ao crédito, como o SERASA, SCPC e SPC) após 5 anos. Isso não significa que a dívida deixou de existir: no local onde o cidadão ficou devendo, a dívida continua existindo, inclusive podendo ser cobrada (ou não) dependendo do tipo de documento de débito, se é cheque, se é promissória, contrato, cartão, etc.

Mas a restrição do nome, quer dizer, o registro junto aos OPC's (Órgãos de Proteção ao Crédito, como SERASA e SPC) finaliza após 5 anos. Caso após cinco anos o nome ainda constar em alguma dessas empresas de proteção ao crédito, ou ainda, se a dívida for re-incluída após esse prazo, o cidadão poderá solicitar a exclusão via judicial. Naturalmente que havendo o pagamento da dívida, o nome é liberado.

Consulta Nome Sujo no SERASA

Como saber se o meu nome está no SPC, SERASA ou no SCPC? A consulta pode ser feita online. Os serviços de consulta CPF ou consulta CNPJ online são disponibilizados hoje, facilitando em muito a vida do cidadão.

Empréstimo com Nome Sujo - É possível?

Sim e não. Há empresas que fazem empréstimo para quem está com o nome negativado.

A lógica é de que o registro de nome sujo, seja no SPC, seja no SERASA ou em outro órgão, serve justamente para "proteger o crédito". A maioria das empresas e lojas não vende a prazo para quem tem registro negativo. Por outro lado, há empresas de empréstimo pessoal que trabalham justamente com empréstimo para aqueles que tem o nome sujo e não conseguem empréstimo em outro lugar. Essas empresas, por estarem assumindo um risco maior, com cidadãos que já são devedores, também cobram juros acima da média. Por isso é importante verificar bem os valores de juros antes de partir para um empréstimo assim.