CONSTRUINDO O ALICERCE DE SUSTENTAÇÃO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO DE QUALIDADE ATRAVÉS DOS 5S

Por Edvander Prudente de Almeida | 22/09/2010 | Adm

INTRODUÇÃO

A busca constante pela excelência nas organizações tornou a qualidade não mais apenas um diferencial no mercado competitivo, mas uma questão de sobrevivência para as empresas contemporâneas. Toda execução de uma edificação, tem início na preparação do terreno e na construção de um alicerce que sustentará a arquitetura. A base é o alicerce de sustentação da construção. Os 5S são a base sólida para a construção de um ambiente de qualidade, seus conceitos já são bastante difundidos nas grandes organizações do Brasil e do Mundo.

O 5S

O 5s podem ser aplicados em qualquer atividade de uma organização, proporcionando um clima saudável através dos benefícios da criação de um ambiente de trabalho de qualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vidas das pessoas que convivem neste ambiente. Sua criação ocorreu no Japão após a segunda grande guerra mundial durante o processo de revolução da qualidade.
O objetivo dos 5S é eliminar o desnecessário, organizar o necessário, manter o ambiente limpo, saudável e transformar estas atitudes em hábito através da disciplina. As suas principais mudanças são em relação ao comportamento das pessoas e o ambiente da organização, proporcionando melhorias na qualidade do ambiente de trabalho, reduzindo os custos, aumentando na produtividade e a qualidade dos produtos fabricados e dos serviços prestados.

1º S ? SEIRI ? Senso de Utilização
Aplicar o Senso de Utilização é separa o útil do inútil, eliminando tudo o que é desnecessário para o ambiente de trabalho. Esta separação deve ser realizada seguinte forma:
a) O que é usado frequentemente deve ser colocado o mais próximo possível do local de trabalho.
b) O que for utilizado ocasionalmente deve ser colocado um pouco afastado do local de realização da tarefa.
c) O que é utilizado raramente deve ser colocado afastado do local de trabalho em um lugar determinado.
d) O que for desnecessário deve ser vendido ou descartado.

2º S ? SEITON ? Senso de Organização
Após a separação do útil do inútil, agora é o momento de organizar os objetos úteis no local de trabalho, identificando e organizando tudo de forma que qualquer pessoa consiga localizar facilmente o que procura. Seguem alguns passos necessários para a realização da organização:
a) Realizar a padronização das identificações dos objetos, utilizando corres vivas com tipo e tamanha adequado da letra dos rótulos, seguindo um padrão.
b) Armazenas objetos diferentes em locais diferentes e adequados.
c) Identificar e organizar os itens de segurança, tais como extintores de incêndio e caixa de primeiros-socorros para uma fácil identificação e acesso para o seu manuseio. Sinalizar locais de atenção como painéis, piso escorregadio e partes de equipamentos que exijam cautela.
d) Facilitar a comunicação visual empregando palavras-chave curtas e objetivas proporcionando um rápido e fácil entendimento.

3º S ? SEISO ? Senso de Limpeza
O Senso de Limpeza é voltado a manter o ambiente trabalho limpo, principalmente através da eliminação das caudas da sujeira e da compreensão de que a melhor forma de limpar é não sujar. A limpeza deve ser executada observando-se os seguintes pontos:
a) Sempre realizar a limpeza de um equipamento após o seu uso. Manter os equipamentos e as ferramentas nas melhores condições possíveis de utilização.
b) Aprender a não sujar e buscas formas de minimizar ou eliminar as causas da sujeira.
c) Definir responsáveis pela manutenção da limpeza das áreas.
d) Realizar a limpeza do local de trabalho dando atenção para cima onde ficam as teias de aranhas e nos cantos onde fica escondida a maior parte da sujeira.

4º S ? SEIKETSU ? Senso de Higiene e Saúde.
Manter o local de trabalho sempre adequado à conservação da Higiene e da Saúde é o objetivo do quarto S. Algumas etapas a seguir são necessárias para sua realização:
a) Ter implantado os 3 S´s anteriores.
b) Eliminar as condições inseguras e os riscos do ambiente de trabalho.
c) Harmonizar o local de trabalho.
d) Divulgar conteúdo informativo sobre Higiene e Saúde.
e) Respeitar os procedimentos de trabalho, os colegas, evitar fumar em locais impróprios, etc.
f) Manter o refeitório, o vestiário e os banheiros sempre limpos.
g) Obedecer às regras de segurança no trabalho.
h) Utilizar uniforme e roupas limpas.
i) Zelar pelo ambiente de trabalho.

5º S ? SHITSUKE ? Senso de Auto Disciplina
O Senso de Auto Disciplina tem como objetivo tornar a prática dos sensos anteriores em um hábito, adotando o exercício dos 5S no dia-a-dia. Para a concretização deste senso são necessárias as seguintes atitudes:
a) Estimular a criatividade.
b) Compartilhar visões e valores.
c) Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.
d) Persistir com paciência na realização de treinamentos.
e) Conscientizar-se quanto à importância dos 5S.
f) Avaliar periodicamente os avanços com a implantação deste programa

Esta ferramenta da qualidade proporciona a concepção de condições necessárias para busca da excelência através da melhoria contínua. Os 5S devem sem plantados e cultivados através de processos educacionais dos integrantes da equipe que compõem o capital intelectual da empresa, ele necessita de cuidados e atenção para florescer e dar bons frutos para a organização. Com o legitimo envolvimento dos integrantes da organização é possível criar um ambiente com melhor qualidade através da participação das todos, em busca da construção de um alicerce de sustentação para uma futura implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ABNT NBR ISO 9001:2008.

REFERÊNCIAS

ALVES, Maria Bernadete Martins; Arruda, Susana Margaret. Como Elaborar um Artigo Acadêmico. Universidade Federal de Santa Catarina, Modelo de Artigo Periódico Baseado na NBR 6022, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 3º Edição, Gráfica Posigraf, Curitiba-Paraná, 2004.

RABELO, Maria Alice de França Rangel. Implantação do programa 5Ss para a conquista de um ambiente de qualidade na biblioteca do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, Serviço de Biblioteca e Documentação Científica, São Paulo, 2005.

RIBEIRO, Haroldo. Qualidade em 5S ? Como fazer os 5S nos computadores? Revista Banas Qualidade Nº 204 ? Ano XVIII ? Maio de 2009.

SEBRAE. D´Olho na Qualidade ? 5S para pequenos Negócios. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Brasília, 2008.

ZULLI, Renata; MONTANDON, Alexandre; Dias; Alexandre. Programa 5S. Qualidade em Quadrinhos, Montandom & Dias Comunicações e Editora Ltda, São Paulo-SP, 2006.