Considerações sobre o sistema iLPF

Por Alberto Jefferson da Silva Macêdo | 05/03/2017 | Resumos

Aumentar a biodiversidade dos sistemas de produção agropecuários é o grande desafio de todos os envolvidos com a produção de grãos, carne, leite, fibra e energia no Brasil. A sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários passa necessariamente pela maior diversificação destes. Com a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, quando estabelecida em bases sólidas, é possível aumentar a produtividade agrícola e pecuária e, consequentemente, aumentar a produção de alimentos, fibra e energia, sem a necessidade de incorporar novas áreas ao sistema produtivo.

Considerando-se que a produtividade da pastagem será melhorada com a iLP, cuidados especiais devem ser tomados aos animais que irão compor este sistema de produção. Assim, deve-se buscar animais de elevado potencial genético, lotes homogêneos no que diz respeito à idade, sexo, raça, etc., visando produzir um animal que atenda às exigências do mercado.

A partir desta síntese sobre o sistema iLPF, esse tema será abordado da seguinte forma:

  1. Introdução: A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) é definida como uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas em uma mesma área, seja em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, com o objetivo de obter efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema.
  2. Sistema iLPF e suas subdivisões: Integração Lavoura-Pecuária (iLP) ou Agropastoril; iLPF ou Agrossilvipastoril; integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril e integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola.
  3. Como implantar um sistema iLPF: De forma resumida a implantação do sistema é dividido em quatro passos, onde o primeiro é o diagnóstico da propriedade, o segundo é estudo de mercado e planejamento da produção, terceiro passo é elaboração do projeto e possibilidade de busca de financiamento; e quarto e último passo é implantação, acompanhamento e ajustes do projeto.
  4. Sistema iLPF: Foco na produção de bovinos de corte, eficiência de uso da terra, custo de produção de @ de carne/ha, lucros, dificuldades enfrentadas e benefícios para o produtor rural.
  5. Considerações Finais: A integração dos sistemas de produção de grãos, pecuária e silvicultura constitui um novo paradigma para a agropecuária brasileira e mundial, a cada dia que se passa a necessidade de alimentos e matérias-primas para humanidade vem aumentando, o sistema iLPF se apresenta como uma alternativa para buscar o uso eficiente da terra e diminuir as áreas degradadas e diminuir o desmatamento de novas áreas. Esses sistemas têm potencial para aumentar a produtividade das culturas graníferas, carne, leite e produtos madeireiros e não madeireiros e assim conservando os recursos naturais.