Considerações sobre FAMÍLIA
Por José Ronaldo Piza | 20/08/2011 | Crônicas" A verdadeira família é imagem de Deus, uma comunidade de amor!
A união entre duas pessoas representada pelo casamento é o primeiro passo para a formação de uma família. Para que essa união seja sólida, deve ser fundamentada no amor, no respeito e no diálogo, mas acima de tudo deve contar com a benção de Deus.
Em seguida, vem o fruto dessa união: os filhos.
Estes deverão crescer tendo como espelho sua família, por isso a importância de se criar um ambiente saudável, harmonioso e de paz. Nesse ambiente, a criança irá crescer com valores que irão nortear toda sua vida e fará com que se torne um adulto feliz e queira constituir uma família como foi a sua.
O exemplo acima é o sonho de Deus para nós: que a família seja a base da sociedade, transmitindo valores sadios que perdurem por gerações.
Com isso, não estamos querendo dizer que a vida em família seja sempre um mar de rosas, tudo acontecendo na maior felicidade e as coisas se resolvendo com sorrisos. Existem conflitos, interesses diversos, desacordos, mas tudo pode ser resolvido através do diálogo e da compreensão das partes envolvidas.
Não há uma família sem problemas. Entretanto os problemas, quando bem conduzidos, podem ser ponto de união quando revelados, debatidos e trabalhados, de forma a se chegar a uma solução que seja satisfatória para todos, afinal é a família se reunindo para resolver.
A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações
Mas nos dias atuais, a família parece ter perdido um pouco do seu status, a sociedade não está mais dando tanto valor à essa instituições, não são raros os casos de famílias se dissolvendo por causas banais.
A televisaõ, através de novelas e programas sensacionalistas, pregam que se não deu certo com uma família, começe outra, o importante é ser feliz!
Mas e a responsabilidade?
E os filhos que ficam sem saber quem é o pai?
E as mulheres ou homens que se sentem abandonados pelas pessoas que escolheram para dividir uma vida? Lembrando que a pessoa se torna responsável por aquilo que cativa, sendo assim, os esposos são responsáveis uns pelos outros.
Hoje em dia, não existe mais diálogo, ele foi substituído pela televisão, que nos fornece tudo pronto, nos poupa até o trabalho de pensar.
Outro aspecto que tem atrapalhado bastante é o mundo capitalista, que colocam os bens materiais acima das pessoas.
O excesso de trabalho, cursos, estudos, festas, viagens, acabam por distanciar ainda mais a famílias, principalmente dos filhos, que precisam passar doze horas em uma cresche quando deveriam estar brincando com a mãe ou o pai.
Não há mais tempo para se viver em família, para curtir uns aos outros.
E nesse cenário, acaba não sobrando tempo para Deus.
Ou seja, os pais se preocupam dando em dar conhecimento, roupas, brinquedos, escola, cursos, atividades para os filhos, que acabam não deixando tempo e espaço para apresentar à criança ao nosso Deus.
A criança cresce sem contato íntimo com os pais, sem ser apresentada a Deus e sem valores básicos e essenciais como respeito, partilha, fé, compromisso e tantos outros atributos que constituem a base para uma vivência familiar cristã.
E essa mesma criança cresce e se torna um adolescente egoísta, sem valores morais e passa a usar de subterfúgios para conseguir o que quer. Como não teve boas referências morais e possui personalidade fraca, é facilmente levado ao mundo das drogas e acaba se tornando dependende. Ou então, acaba gerando um novo filho, que virá ao mundo sem a menor estrutura para poder crescer e ser feliz.
Da situação acima, surgem traficantes, prostituras, assassinos, viciados, ateus, homofóbicos, psicopatas, entre tantos outros, tudo por que não tiveram bons exemplos a serem seguidos e suas formações psicológicas se deram nas ruas, nas escolas.
Daí se pode concluir que boa parte das mazelas do mundo tem sua origem nas famílias mal formadas, é claro que existem excessões, mas a família que cuida dos seus membros com amor e respeito, dificilmente irá perdê-los para as ilusões do mundo.
E você, como vive com sua família?
O que faz para que a convivência seja melhor?
Você ama seus pais? Eles sabem disso? Você já disse isso para eles alguma vez?
E quanto aos pais, seus filhos sabem que vocês o amam? Quantas vezes você diz isso para eles?
A vida é muito curta para que seja desperdiçada, então não perca tempo.
Abrace sua família e diga que a ama e que é feliz por fazer parte dela, com certeza será um presente muito especial."