Consequências da parâmetros artificiais no treinamento contra resistido na adolescência e treinamento desportivo

Por samuel lunaro de lima | 07/06/2017 | Resumos

Consequências de parâmetros artificiais

Autoreas da resenha: Robson Henrique Ramos Santos e Samuel Lunaro de Lima           

Trata-se nesta resenha, a questão da musculação não resistido, em que nos dias atuais, muitos adolescentes vêm optando por querer entrar em um padrão de beleza imposto pela sociedade; fazer parte de um grupo social, ou até mesmo querendo se sentir melhor através do corpo “sarado” supostamente aumentando sua autoestima. E os mesmos acreditam que existe um caminho que facilita a conquista do tal corpo definido, buscando juntamente com a academia, a utilização de anabolizantes, porém acabam esquecendo que estes causam danos à saúde.

Normalmente os adolescentes em busca do corpo perfeito, utilizam os hormônios sexuais masculinos como anabolizantes, promotores e mantedores das características masculinas, produzidos principalmente nos testículos que é em principal a testosterona.

Segundo o mestre em saúde pública e doutor em antropologia, Jorge Alberto Bernstein Iriart, alguns dos danos à saúde que são causados pelos anabolizantes ao corpo humano são: calvície, acnes, limitação do crescimento e hipertensão, tendo também danos psicológicos como a agressividade.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a fase da adolescência é marcada pela faixa etária de 10 a 19 anos, e entre 14 e 16 anos (fase da puberdade) há muitas transformações como emocionais, físicas e hormonais; fazendo com que ocorra uma estimulação para que as mesmas sejam vantajosas para o corpo humano. Por este fato, hoje se vê muito mais pessoas jovens em academias consumindo anabolizantes comparado com antigamente.

Alisson Gomes da Silva, autor do artigo “Treinamento Desportivo- Treinamento de forças para adolescentes: risco ou beneficio?” utiliza citações de William J. Kraemer e Steven J. Fleck para discorrer que a idade fisiológica é mais importante do que a cronológica, sendo que o crescimento cronológico é necessário para o desenvolvimento e crescimento do corpo humano de forma correta, já o fisiológico pode interferir pelo fato de acelerar o que deveria ser alcançado de forma natural e acompanhando o organismo de forma regular, evitando danos à saúde já citados.