Conscientização e Valorização da Cultura Local Com Base Numa Política Sustentável

Por Thamyris Carvalho Andrade | 01/11/2008 | Sociedade

Para todo projeto é preciso um bom planejamento e todo bom planejamento é baseado em meios internos, mas principalmente nas influências que o meio externo pode causar, ou seja, é importante saber e entender que há um princípio, no qual processo, fluxo e mudança são fundamentais para uma visão de mundo baseada em sistemas.

No turismo, isso não seria diferente, para Michael Hall (2001), o planejamento turístico vai além de divulgação e ao desenvolvimento do setor, ou seja, é preciso considerar e prever influências externas podendo intervir a qualquer momento, mudando o curso de todas as coisas.

Junto à estratégia, o planejamento turístico é pró ativo, sendo sensível às necessidades da comunidade que abrange planejamento e implementação dividindo um único e contínuo processo.

Assim como em toda cidade em desenvolvimento turístico incide grandes transformações, ocorre também o processo de aculturação (junção de culturas semelhantes ou não, para a formação de uma terceira cultura), por meio do contato dos autóctones (nativos) com os visitantes e turistas que passam a freqüentar a cidade mais e mais. Desde a colonização que temos problemas com o processo de aculturação e exploração nos territórios brasileiros.

Levando em consideração que muito dos turistas e visitantes estão à procura de peculiaridade, ou seja, destinos especiais; diferentes; exclusivos, o mais importante seria fazer com que o processo de aculturação fosse o mais demorado possível, ou mesmo estático, para que a cultura local fosse preservada de maneira que não viesse a sofrer qualquer tipo de prejuízo depois. Mas para isso é necessário que todos tenham em mente o real valor que a cidade; sua cultura; seus costumes representam para a sociedade.

Mas para que o processo de planejamento turístico ocorra de maneira correta é preciso que a sociedade entenda o quão valiosa é sua cultura, para que possam conservar seus costumes, suas danças, a culinária, seus valores sociais.

Propõe-se um projeto de conscientização e valorização da cultura local com base numa política sustentável, onde o principal objetivo será divulgar a potencialidade turística para a própria comunidade (pois a comunidade é parte integrante do planejamento), através de roteiros e palestras. Tornando assim conhecido o patrimônio existente, para que com isso possam valorizar sua cultura, de modo a não perderem raízes.

Por meio de um cronograma para execução do projeto com grupos segmentados, ou seja, jovens, crianças, melhor idade...Com palestras de educação ambiental no início de cada roteiro. Deste modo estará sendo desenvolvido um planejamento estratégico exeqüível (analisando os fatores externos).

E caso ocorra um processo de desapropriação de terras por meio de empresários interessados, a comunidade estará muito mais interada do valor patrimonial que suas terras representam para eles e para toda a comunidade. Ficarão também mais resistentes às tendências e costumes externos.

Thamyris Carvalho Andrade