Conscientização ambiental nos empreendimentos hoteleiros
Por Andréa Rossi Lima | 05/12/2011 | AmbientalEm uma época na qual tentamos combater o desmatamento, conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo de água e sua poluição, poluição do solo e do ar, onde vemos notícias recentes sobre derramamento de óleo em nossos mares e o despreparo das companhias brasileiras para evitar esses desastres ambientais, vale à pena destacar pessoas e empresas que tomam iniciativas para cuidar do planeta.
Sabe-se que uma única pessoa não vai mudar o mundo, mas quando se trata de boas práticas e responsabilidade social vindas de uma rede com hotéis no mundo inteiro, servindo como exemplo para novas iniciativas, cria-se expectativas em torno de novos empreendimentos hoteleiros que estão surgindo no Brasil, visando suprir a demanda da Copa 2014.
O hotel Ibis Aeroporto de Porto Alegre foi inaugurado em 2004 e já em sua construção foram tomadas medidas para garantir a coleta de água da chuva através de 4 coletores no telhado que captam e distribuem entre 16 caixas d’água, totalizando 38 mil litros. Esta água é utilizada para regar os jardins e em todas as descargas de 154 apartamentos e banheiros dos funcionários.
A separação de lixo na cozinha e feita com latas de lixo coloridas com separação por tipo de material como, plásticos, vidros, papéis, metais, orgânico e o óleo, que é separado e recolhido por uma empresa. Apenas um litro de óleo é capaz de poluir milhares de litros de água, impermeabiliza o solo não permitindo a absorção da água da chuva.
Nos apartamentos, buscando a conscientização dos hóspedes, é colocada uma placa de reutilização dos lençóis em cima da cama e para que não seja trocado é só virar a plaquinha que diz: “ “ . O mesmo no banheiro em relação às toalhas “a cada cinco toalhas reutilizadas uma nova árvore é plantada” e na porta para que economizem energia apagando as luzes ao sair do apartamento.
A rede Accor possui uma parceria com o projeto “Plant for the Planet” (Plante pelo Planeta) que é uma iniciativa do programa das Nações Unidas pelo meio ambiente por meio de uma campanha em prol do plantio de um bilhão de árvores no mundo. Ao fazer uma projeção de gastos com a lavanderia, toda vez que a Accor consegue diminui os gastos previstos, esta diferença é doada ao projeto.
Alem do ISSO 9001 certificador de qualidade, o hotel também recebeu o ISO 14001, por estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo.
O hotel Ibis Aeroporto está longe de ser 100% verde ou ecológico, mas faz a sua parte individualmente pensando em um conjunto de pessoas, animais, florestas, que precisarão destes recursos no futuro e que hoje estão em risco por causa da falta de consciência ambiental.