Conhecimento: Olhares convergentes e Divergentes
Por susana fortes de oliveira | 01/04/2011 | EducaçãoConhecimento: Olhares convergentes e Divergentes
Uma das primeiras tarefas dos filósofos modernos foi de concluir que a fé e razão não tinham nenhuma relação ,sendo que o único método aceitável é o que recorre ao racionalismo, privilegiando a razão, considerada fundamento de todo o conhecimento possível. Francis Bacon e Descartes acreditavam que para vencer os obstáculos somente seria possível com uma reforma de entendimento e das ciências.
Com Hegel o conhecimento evolui ,o mesmo chama atenção que por detrás do racional existem outros elementos.
Em meados do sec.XIX Marx ,Nietzsche, e Freud já ao iniciar o sec.XX colocaram em questão a idéia de que os seres humanos haviam alcançado a maioridade racional e o pleno conhecimento da realidade e ações humanas através do desenvolvimento da razão .
Resultante desta idéias em conflito surge então formas novas na produção do conhecimento com Piaget e Wallon mostrando uma nova relação sujeito/objeto no ato de conhecer posteriormente alvo de investigação na Biologia e Epistemologia Genética dos mesmos.
Finalmente depois de percorrer lógicas do conhecimento e da evolução do conhecimento e de um momento de rupturas paradigmáticas resultante do movimento cibernético visando enfrentar a questão da complexidade e chegar a ciência da mente,surge então a Teoria da Cognição ,que tem como idéia central a inseparabilidade do processo do conhecimento da vida.