Conhecendo O Diabetes

Por Izaara Alvarenga | 23/09/2008 | Saúde

CONHECENDO O DIABETES

De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, em 2006 havia cerca de 171 milhões de diabéticos e esse índice aumenta rapidamente. Estima-se que, em 2030, esse número dobre. É importante ressaltar que o diabetes está na lista das cinco doenças de maior número de mortes no mundo.
Há quem pense que o diabetes é uma doença simples e por isso ela é tratada como um “probleminha banal de açúcar alto no sangue”, mas na verdade, infelizmente não é bem isso. O diabetes é disfunção no metabolismo que, se não tratada e bem controlada, pode gerar, com o passar do tempo, lesões graves e até mesmo fatais como: infarto, derrame cerebral, cegueira, impotência, nefropatia e úlceras entre outras.
Por outro lado, quando bem tratada e controlada, todas as possíveis complicações podem ser evitadas e o portador dessa doença pode ter uma vida perfeitamente normal.
Segundo conclusão de estudo realizado nos Estados Unidos, pelo Diabetes Control and Complications Trial, o único caminho para evitar as complicações do diabetes é o controle adequado.

DISCERNINDO OS TIPOS

Diabetes Tipo 1: nesse caso, o pâncreas não produz insulina ou a produz em quantidades muito baixas. Na falta de insulina, a glicose não consegue entrar nas células, permanecendo na circulação sanguínea em grandes quantidades. Este tipo atinge na maior parte, adultos e jovens.
Diabetes Tipo 2: a produção de insulina está normal, mas neste caso, como os receptores não estão funcionando direito ou estão em pequenas quantidades, a insulina não consegue promover a entrada de glicose necessária para dentro das células, aumentando também as concentrações da glicose na corrente sanguínea. A esse fenômeno, os cientistas chamaram de “resistência à insulina”. Ela acomete adultos e está associada à obesidade.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

O tratamento é baseado em 5 conceitos básicos: conscientização e educação do paciente, alimentação adequada, atividade física, medicamentos e monitoração dos níveis de glicose.
Na prevenção em relação ao diabetes tipo1, segundo estudos, a amamentação tem efeito de prevenção, já os riscos da diabetes tipo 2 podem ser reduzidos com mudanças na dieta e com o aumento da atividade física.

DICAS IMPORTANTES

Para melhor controlar o diabetes:
1. Varie sempre os alimentos;
2. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, fritos e com alto teor de sal;
3. Opte por alimentos integrais, ricos em fibras, vitaminas e minerais;
4. Evite o consumo de alimentos que contenham açúcar;
5. Realize as refeições em horários regulares, distribuídas durante todo o dia, comendo devagar e mastigando bem os alimentos;
6. Coma frutas, verduras e legumes. Quanto mais natural o alimento, melhor;
7. Evite bebidas alcoólicas;
8. Leia sempre os rótulos dos produtos dietéticos para conhecer os ingredientes.


Mais importante que tratar é prevenir! Viva feliz, evite ao máximo o stress, faça planejamento e exercite-se. Cuide, acima de tudo, da alimentação. É ela quem irá determinar a sua saúde e, assim também, a sua qualidade de vida.
A você, portador de diabetes, realize de maneira correta o tratamento e poderá ter uma vida normal. Ao conscientizar-se disto, encontrará a felicidade.
Boa semana, cheia de saúde!

Izaara Alvarenga
Nutricionista